Novos talentos da pintura apresentam suas obras em Trindade

Eventos culturais têm se destacado no calendário do município com atividades que incentivam a diversidade de produções em diferentes manifestações artísticas

Família Schwingel - Trindade - edição 2279

Família Schwingel participa da mostra das obras de 46 iniciantes nas artes plásticas realizada na Casa da Cultura, em Trindade | Foto: Iris Roberto

Fábio PH
Especial para o Jornal Opção

Mesmo sem nenhum aporte financeiro do Estado, com poucos recursos, mas com muita criatividade e apoio logístico do governo, Trindade tem se destacado entre os municípios goianos na produção cultural. A gestão do prefeito Jânio Darrot (PSDB) diz que isso é possível mesmo em um cenário em que é preciso priorizar investimentos nas áreas de educação, saúde e infraestrutura.

A Prefeitura de Trindade destacou ações que são destaque no setor cultural na cidade. O artesanato é uma das atividades realizadas, com produção e venda da produção, principalmente no distrito de Santa Maria. A gastronomia também tem sido priorizada, com a realização de seis festivais gastronômicos, evento idealizado pela primeira-dama Dairdes Darrot.

Outra atividade mantida é a realização do desfile de carnaval de rua, trabalho do Grupo Desencanto, que também é responsável pela Grande Caminhada da Fé, um grande espetáculo teatral acompanhado e prestigiado pelo público e imprensa anualmente.

O Cineteatro Afipe, idealizado pela Associação Filhos do Pai Eterno, tem capacidade de 960 lugares. Espaço aconchegante, as instalações deixam o local tecnicamente pronto para receber grandes espetáculos e filmes. Trindade é pujante na música. Há no município produtores, maestros, músicos e intérpretes de diferentes estilos.

O segundo maior evento católico do Brasil é realizado anualmente em Trindade. A grande Romaria do Divino Pai Eterno atrai milhões de fiéis de diversos Estados do País. O tradicional desfile de carros de bois do mundo, com mais de 300 carros e três mil animais, também marca o calendário do município.

Há ainda o desfile de cavaleiros do mundo, que recebe aproximadamente cinco mil animais a cada evento. Na dança, Trindade conta com ótimos professores e produtores de espetáculos de balé, capoeira e festa junina.

Em 2018, a história do Padre Pelágio foi contada em um dos maiores longas-metragens produzidos em Goiás. A obra cinematográfica mostra a trajetória de benevolência e curas do religioso. O filme será exibido na TV para todo o Brasil neste ano.

De acordo com o prefeito, Trindade tem “uma dúvida de motivos” para comemorar as atividades na cultura. “Tomara que eu não tenha esquecido nada.” A gestão municipal, escolas públicas, privadas e associações classistas tem trabalhado para fomentar diversas iniciativas de instrução cultural e apoio a novos talentos, “atendendo múltiplas linguagens e todos os públicos e classes sociais”.

Trindade recebeu na semana passada a realização de grande mostra com apresentação elogiada dos trabalhos de 46 artistas iniciantes na pintura. A exibição ocorreu na Casa da Cultura. “Parabéns. Somos gratos a este governo pela instrução que deram ao Walmir e à Tainan. Estamos muito felizes com o resultado do trabalho deles e com a oportunidade de participar desta mostra”, agradeceu a família Schwingel.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.