“Filme referencia no audiovisual, em grande estilo, últimos 100 anos de Trindade”, afirma historiador

Com sessão lotada, filme “Padre Pelágio – Santificado Seja o Vosso Nome” é recebido com encanto pelo público do 1º Festival de Cinema de Trindade

Jade Ticks – Especial para o Jornal Opção

Satisfação e encanto são as duas palavras que mais bem definem a noite de abertura do 1º Festival de Cinema de Trindade, realizada na quinta-feira, 24, no Cineteatro Afipe. A estreia do filme “Padre Pelágio – Santificado Seja o Vosso Nome” agradou público e convidados que assistiram ao longa-metragem no evento realizado pela Agência Municipal de Turismo em parecia com a Superintendência de Comunicação e Eventos da cidade.

Produzido em Trindade nos últimos quatro anos, o longa-metragem foi o escolhido para abrir a primeira edição do festival. Com direção, texto e atuação principal de Fábio PH, o filme caiu nas graças da plateia. “O filme referencia no audiovisual, em grande estilo e com muita qualidade, os últimos 100 anos de Trindade”, diz o historiador Bento Fleury Curado.

Para o padre Clóvis Bovo, um dos homenageados da noite de estreia, “a produção conseguiu catequisar apresentando os grandes feitos, benevolências e curas do padre Pelágio de uma forma muito prazerosa de ver”. O redentorista Bovo é um dos responsáveis pela causa da beatificação de Pelágio no Vaticano como vice-postulador do pedido.

O diretor não conseguiu esconder a satisfação de ver o sucesso da exibição de estreia do filme na grande tela. “Um repórter me perguntou hoje se o nosso filme era de baixo orçamento. Isto é muito relativo. Se for pensar no dinheiro que investimos em espécie, sim. Mas, por exemplo, vamos mostrar uma cenografia realizada em várias fazendas centenárias. Se tivéssemos que bancar isto, o filme já não seria mais de baixo orçamento”, comenta Fábio PH.

A busca agora é para exibir o filme no circuito nacional. “A satisfação das pessoas que assistiram à estreia nos encorajou ainda mais a trabalhar em caminhos além-fronteiras. Viver aqui em Trindade, Goiás, e vender para o Brasil, para o mundo, um sonho antigo.” Detentora dos direitos do longa-metragem sobre padre Pelágio, a Yela Filmes, que foi quem mais investiu na produção, começará nos próximos dias o trabalho de divulgação da obra.

Só elogios

O prefeito Jânio Darrot (PSDB) era só elogios ao final da exibição do filme. “Estamos trabalhando juntos há sete anos. Se o Fábio colocar na cabeça que vai fazer, você pode até melhorar o que ele pretende, mas o fazer desistir, não tem como”, descreve o tucano.
A primeira noite do evento foi encerrada com show da cantora Maria Eugênia. O festival foi encerrado no sábado, 27. Para Jânio, a primeira edição serviu como porta de entrada para se fixar na agenda da cidade. “Fizemos este buscando aprender, mas o 1º Festival de Cinema de Trindade começou de forma excelente. Tivemos bons filmes, a exemplo deste do Fábio, ótimos shows, como Maria Eugênia, e a nossa gastronomia, que é indiscutivelmente uma das melhores servidas neste País.”

O diretor do filme aproveitou a oportunidade para agradecer o trabalho realizado pela Prefeitura de Trindade e a parceria firmada com o prefeito. “A gestão do Jânio é a grande responsável pelo excelente momento que vive a cidade.” PH destacou ações que priorizam as necessidades da população da cidade, além de apoio da gestão em todas as áreas, inclusive na cultura.

De acordo com o idealizador de “Padre Pelágio – Santificado Seja o Vosso Nome”, a consolidação do Festival Gastronômico de Trindade e o trabalho voluntário realizado pela prefeitura são conquistas de Dairdes Darrot, primeira-dama do município. “Dairdes é uma conselheira de alto nível, com a qual contam todas e todos da administração municipal”, elogia o diretor do filme. PH prestou homenagem ao pai, Pedro Bernardes de Assunção, que morreu no ano passado, além de agradecer por diversas vezes a colaboração recebida para realizar o longa-metragem.

Talitta Di Martino, presidente da Agência Municipal de Turismo, agradeceu às secretarias que colaboraram na realização do 1º Festival de Cinema de Trinade. Ao lado do deputado estadual Francisco de Oliveira (PSDB) e do presidente da Câmara Municipal da cidade, vereador Hélio Braz (PSDB), Jânio enalteceu a coragem e determinação de Fábio PH na conquista de grandes desafios, sendo o mais recente a exibição de “Padre Pelágio – Santificado Seja o Vosso Nome”. l

Deixe um comentário