Em cinco visitas, primeira-dama vistoria serviços do Melhor em Casa

Dairdes Darrot e equipe da Saúde de Trindade verificam de perto condições e recuperação de pacientes acolhidos por estrutura domiciliar de tratamento

Fábio PH
Especial para o Jornal Opção

Maria de Lourdes, de 72 anos, mora no Setor Maysa, em Trindade. Ela sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Desde então recebe atendimento do programa Melhor em Casa. A moradora recebeu na semana passada a visita da primeira-dama Dairdes Darrot (PSDB), que esteve na casa de Maria de Lourdes acompanhada de uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Segurando as mãos de Dairdes, Maria de Lourdes agradeceu o acompanhamento que tem recebido da prefeitura depois que foi acometida pelo AVC.

Em agradecimento, a moradora ofereceu um lanche à primeira-dama preparado pela família da paciente do Melhor em Casa. Maria de Lourdes foi uma das cinco pessoas que receberam visita de Dairdes na semana passada durante o trabalho de verificação das condições de atendimento oferecidas aos pacientes do programa Melhor em Casa. O serviço da SMS tem 170 pessoas acamadas que recebem visitas de profissionais de saúde em suas residências por não poderem ir até uma unidade médica.

A ação é parte das prioridades da gestão do prefeito de Trindade, Jânio Darrot (PSDB). E o resultado do Melhor em Casa foi verificado de perto pela primeira-dama da cidade, que esteve na residência de pacientes que não podem se locomover. Joanita Ferreira, cuidadora de Hilda Ferreira Silva, de 81 anos, agradeceu a visita de Dairdes e contou que a paciente tem sido bem atendida pela equipe de técnicos, enfermeiros e médicos da SMS, inclusive com tratamento odontológico. Hilda, assim como Maria de Lourdes, sofreu um AVC e recebe atenção de saúde em sua casa, no Centro, por meio de um gabinete móvel instalado em seu quarto.

Nos agradecimentos à equipe de saúde e Dairdes, os pacientes e seus acompanhantes dizem que a gestão diferenciada do casal Darrot em Trindade tem beneficiado o bem-estar das pessoas. De acordo com o prefeito, o foco é administrar a cidade sem vaidade política, com demonstração de um modelo eficiente, honesto, sério na aplicação dos recursos e ações que visem a qualidade de vida da população.

Demonstração de força

Outra vítima de um AVC, Joana Oliveira, de 65 anos, recebeu visita de Dairdes em sua casa no Setor Serra Dourada. Os acamados atendidos pelo Melhor em Casa recebem camas hospitalares, que ajudam no tratamento de quem precisa de cuidados sem poder sair de sua residência. Helenita Maria Santos, de 76 anos, moradora do Jardim Ipanema, também acometida por um acidente vascular cerebral, surpreendeu à equipe da prefeitura durante a visita, no Jardim Ipane­ma. O pedido de “ânimo” vindo da paciente em voz alta comoveu a todos, que não esperavam a reação de uma paciente que necessita de acolhimento e acompanhamento.

O vice-prefeito Gleysson Cabriny (PSDB) acompanhou a primeira-dama Dairdes Darrot em três das visitas a pacientes do programa municipal. Uma delas foi ao enfermo Alex Lima Carvalho, de 20 anos, que teve traumatismo craniano em um acidente de moto. Em processo de recuperação dos movimentos e da fala, Alex tem usado a internet para aprender a cantar novos louvores, o que emocionou a equipe. Outro ponto que familiares, cuidadores e pacientes têm elogiado é a recuperação conseguida com atendimento humanizado domiciliar.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.