Henrique Pandim assume a presidência da Associação Nacional do Ministério Público de Contas para o biênio 2027-2028
27 agosto 2026 às 16h21

COMPARTILHAR
O procurador do Ministério Público de Contas (MPC) junto ao Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO), Dr. Henrique Pandim, foi escolhido para presidir a Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) no período de 2027 a 2028.
A eleição ocorreu por aclamação, nesta quinta-feira, 27, durante encontro realizado na sede do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), com a presença de representantes de Ministérios Públicos de Contas de diversas regiões do país. A posse está prevista para janeiro de 2027.
A trajetória de Henrique Pandim no Ministério Público de Contas é marcada por cargos de liderança. Ele exerceu dois mandatos consecutivos como procurador-geral do MPC junto ao TCM-GO, entre 2022 e 2026.
Em 2023, esteve à frente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), tornando-se o primeiro membro do Ministério Público de Contas brasileiro a presidir tanto o CNPGC quanto a AMPCON.
A Associação Nacional do Ministério Público de Contas reúne procuradores de todo o Brasil e atua na defesa institucional do MPC, na valorização de seus membros e no fortalecimento do controle externo. A entidade também busca aprimorar a fiscalização da gestão dos recursos públicos e promover maior integração entre os órgãos de contas.
Além das funções de procurador-geral, Pandim já desempenhou os cargos de corregedor-geral e ouvidor-geral do MPC junto ao TCM-GO. Sua experiência administrativa e institucional contribuiu para consolidar sua atuação nacional.
Logo após a eleição, Henrique Pandim participou da abertura do XIII Fórum Nacional do Ministério Público de Contas. No evento, mediou a palestra inaugural conduzida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, que abordou o papel do controle externo na fiscalização das emendas parlamentares.
Leia também:


