Escritório de advocacia goiano fecha parceria com um dos principais tributaristas do país
13 março 2024 às 11h23
COMPARTILHAR
O escritório goiano, Márcio Cunha Advogados Associados, anunciou uma parceria com o advogado tributarista Carlos Roberto Occaso. Responsável pela implementação e estruturação da área Tributária do escritório, Occaso possui sólidos conhecimentos do sistema tributário, pelos seus mais de 30 anos de atuação no Fisco Federal. Ao Jornal Opção, Márcio Cunha explicou como será a atuação de Occaso dentro da nova parceria.
“Pretendemos emprestar toda a experiência que o doutor Carlos Occaso tem para aqueles que em interesse em uma consultoria, uma palavra de segurança sobre o sistema tributário nacional. Para se ter ideia, mais de 200 normas diárias são criadas no sistema. Então, nada melhor para tratar destes assuntos que uma pessoa que conheceu e fez essas normas, que criou essas principais que estão em vigência hoje, como a nota fiscal eletrônica, por exemplo”, afirmou Márcio Cunha.
Carlos Occaso, que nos últimos sete anos foi integrante do grupo de alta gestão da Receita Federal, no cargo de Subsecretário de Arrecadação e Atendimento, e também atua como consultor externo do FMI – Fundo Monetário Internacional, disse a reportagem que depois chega a Goiás com o objetivo de levar orientações a todos que precisarem dentro da área tributária.
“Estamos expandindo a nossa atuação no Centro-Oeste, começamos por Cuiabá, e agora aqui em Goiânia, exatamente diante dessa complexidade que é o sistema tributário nacional é onde nós vamos trabalhar. Seja para orientar o empresário dentro de uma legalidade, como ter uma menor carga tributária, seja num eventual contencioso com a administração tributária, e também que no âmbito de recuperação de créditos dentro de legalidade e ética”, explicou o tributarista.
O médico e membro do conselho administrativo da nova administração da Unimed Goiânia, Gilson Cassem Ramos, esteve no evento prestigiando a parceria de Márcio Cunha com Carlos Occaso. Segundo o diretor, a nova administração da Unimed deve contar com os serviços disponibilizados pelo escritório.
“O Carlos é uma referência nacional e a gente recebeu muita satisfação aqui em Goiânia e esperamos contar com seus serviços dentro da nossa gestão. Será uma oportunidade de aprendizado para a gente, dentro dessa fase nova da administração da Unimed. Vamos contar com a ajuda dele para fazer uma gestão exemplar a frente da Unimed nesses próximos quatro anos. Estamos aqui para isso. Para ouvir e tirar aprendizado que possa servir na prática diária nossa”, disse o diretor.
Reforma Tributária
Um dos principais pontos a serem discutidos pelo escritório de advocacia goiano são pontos da Reforma Tributária. Promulgada no final de 2023, o novo texto é recente e ainda gera muitas dúvidas em todos os segmentos. Márcio Cunha cita a alteração no sistema de subvenções como um dos pontos principais a serem trabalhados.
“O principal ponto da reforma tributária é a ausência, é a equiparação com relação aos tributos com o decorrer do tempo. Agora no início do ano mês houve uma tributação sobre a subvenção, então buscamos verificar se existe uma solução para isso, dentro da legislação. Então, dentro deste cenário, o doutor Carlos Occaso vem trazer especificamente para todos os empresários de Goiás, do agronegócio, da indústria farmacêutica, das concessionárias de veículos, construtoras, então todos esse pool de empresas podendo ser beneficiados com essa consultoria agora”, revelou Márcio Cunha.
Carlos Occaso acredita que a reforma tributária ainda vai gerar um grande impacto dentro de todos os setores da economia, sobretudo o de serviços. Mesmo assim, todos os aspectos da reforma serão trabalhados pelos advogados a partir de agora.
“Nós vamos falar de todos os pontos da reforma. A reforma tributária foi aprovada no final do ano passado e ela vai entrar de forma fatiada nos próximos anos. Vamos falar um pouco dos impactos da situação atual e de tudo aquilo que vem com a reforma, que é a extinção de alguns tributos e a criação de outros num contexto de simplificação, mas vai ter um impacto de carga, principalmente na área do serviço”, reforça o especialista.
Confira mais do evento:
Leia também: