A teoria da cientista da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA), Michelle Thaller, é de que há vida extraterrestre no Sistema Solar. Segundo a pesquisadora americana, em entrevista para o tabloide britânico The Sun, o planeta em questão seria Vênus. Conforme explica, lá há “indícios plausíveis de vida”.

Com uma temperatura de mais de 475ºC, Vênus é planeta totalmente inviável para os seres humanos. Entretanto, a cientista do Centro de Voos Espaciais Goddard afirma que há sinais de vida na atmosfera do planeta. “Nunca esperava isso de Vênus, mas estamos vendo algo que parece ter sido produzido por uma bactéria”, explica.

Ou seja, apesar de não haver condições para abrigar vida humana, a possibilidade seria de que o planeta abrigue microrganismos.

Por outro lado, o professor de astrobiologia Dominic Papineau, da Universidade de Londres, analisa que a hipótese de Taller não é realista. Ele explica que é necessário haver água líquida, algo difícil de localizar em Vênus por conta das altas temperaturas. Mesmo que o planeta tenha tido água líquida no passado.

“(…) As intensas atividades vulcânicas parecem atingiram grande parte da superfície do planeta milhões de anos atrás. (…) É mais possível encontrar vestígios ou vida extraterrestre em Marte ou em luas congeladas no exterior do Sistema Solar”, conta o professor, em entrevista para o portal MailOnline.

Leia mais: Gigante de gelo: Nasa divulga fotos inéditas dos anéis de Urano