Astronautas que pisaram na lua teriam bebido água brasileira
22 julho 2023 às 18h05
COMPARTILHAR
A missão espacial Apollo 11, que levou o homem a pisar na Lua pela primeira vez, em 1969, completou 54 anos na última quinta-feira, 20. Realizada pela Nasa, a viagem exigia alimentos e bebidas que mantivessem a saúde dos astronautas Michael Collins, Buzz Aldrin e Neil Armstrong. Entre os alimentos levados na exploração do satélite estava uma água brasileira. A missão durou pouco mais de oito dias entre o lançamento e o retorno ao planeta Terra.
A fabricante afirma que existe a possibilidade de a água ter sido consumida pelos astronautas da Apollo 11. “Até hoje a Nasa não desmentiu”, diz ao UOL Marcos Angeli, gerente administrativo da empresa situada em Lindóia, cidade no interior de São Paulo.
A água era conhecida pela alta pureza e baixa acidez. “A escolha também foi motivada por anotações de Marie Curie [cientista], que ressaltou os efeitos terapêuticos das qualidades radioativas das fontes da cidade”, argumenta Angeli.
As garrafas de água foram compradas no Rio de Janeiro e enviadas do Aeroporto Santos Dumont com destino ao Cabo Kennedy, na Flórida. O local é hoje conhecido como Cabo Canaveral, de onde a Apollo 11 foi lançada.