Resultados do marcador: Pesquisadores

Universidade Federal de Goiás amplia presença em ranking internacional, seis novos nomes aparecem no levantamento de Stanford

Uma descoberta subaquática feita na costa sudeste do México pode revolucionar a compreensão científica sobre a vida em ambientes extremos, na Terra e além dela. Pesquisadores mexicanos anunciaram a identificação de um gigantesco buraco azul — sumidouro submerso de origem natural — na baía de Chetumal, no estado de Quintana Roo. Batizado de Taam Ja’ (“águas profundas”, em maia), o local atinge 274,4 metros de profundidade, o que o torna o segundo maior do mundo nesse tipo de formação.
O estudo, publicado na revista Frontiers in Marine Science, foi conduzido por cientistas do Colégio da Fronteira Sul (Ecosur), com base em expedições realizadas em setembro de 2021. A existência do sumidouro foi inicialmente relatada por pescadores da região e confirmada após medições detalhadas feitas por mergulhadores e equipamentos oceanográficos.
Além da impressionante dimensão, superior à do famoso Grande Buraco Azul de Belize —, Taam Ja’ chamou a atenção da comunidade científica pelos organismos que habitam suas profundezas. Segundo os autores do estudo, essas formas de vida adaptadas a condições extremas podem fornecer pistas valiosas sobre possíveis organismos extraterrestres e sobre os processos que permitiram o surgimento da vida na Terra, há bilhões de anos.
O buraco azul apresenta uma área de 13.690 metros quadrados e paredes quase verticais, com inclinação de até 80 graus. Sua boca está localizada a menos de cinco metros da superfície do mar, e o interior exibe mudanças bruscas de temperatura e salinidade, o que contribui para a formação de um ecossistema singular.
Os pesquisadores destacam que a origem geológica da estrutura e sua biodiversidade ainda precisam ser investigadas com mais profundidade. A próxima etapa dos estudos será voltada à análise da diversidade microbiana e à identificação das espécies que conseguem sobreviver nesse ambiente extremo.
Leia também:
Estudo revela que seres vivos emitem “luz da vida” que se apaga após a morte
Um elevador até o espaço? Conheça o ambicioso projeto que pode revolucionar a exploração espacial

Dois pesquisadores da UFG são finalistas do Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação

Pesquisa analisou dados de 5 milhões de noites de sono de aproximadamente 33 mil pessoas

Descoberta é resultado de mais de duas décadas de pesquisa conduzida pelo Instituto Butantan em colaboração com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein

Pesquisadores dizem que sua completa extinção está prevista para ocorrer apenas daqui a 11 milhões de anos, um período suficientemente longo para que surja um novo gene determinador de sexo

Intitulada de Pint of Science, projeto acontecerá de 7 a 9, às 19h30, na Cervejaria Lado Leste, no setor Universitário