Pesquisadores goianos são finalistas em prêmio nacional de ciência

03 abril 2025 às 18h23

COMPARTILHAR
Dois pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) alcançaram um feito de destaque na ciência nacional. José Alexandre Felizola Diniz Filho e Wendell Karlos Tomazelli Coltro estão entre os finalistas da 4ª edição do Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Ennio Candotti. O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) divulgou o resultado preliminar na quarta-feira, 2, consolidando a presença de Goiás na disputa nacional.
José Alexandre Felizola Diniz Filho, que concorre na categoria Pesquisador Destaque – Ciências da Vida, tem reconhecimento internacional por suas pesquisas sobre biodiversidade e conservação. Seu trabalho contribui significativamente para o estudo e preservação dos biomas brasileiros. O pesquisador ressaltou a importância desse reconhecimento.
“Fiquei muito honrado e orgulhoso com essa indicação. É um reconhecimento que valoriza não apenas os nossos projetos, mas também a trajetória de apoio que temos recebido da Fapeg ao longo dos anos. Seja com o nosso Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) ou com as pesquisas recentes no Araguaia Vivo, esse suporte tem sido essencial. Premiações como essa ampliam a visibilidade do nosso trabalho e mostram o protagonismo da ciência feita em Goiás”, afirmou à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).
Já Wendell Karlos Tomazelli Coltro é finalista na categoria Pesquisador Inovador – Inovação para o Setor Empresarial. Ele se dedica ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras voltadas para a saúde e o setor produtivo. Segundo ele, o reconhecimento reforça a importância do trabalho coletivo. “Estou muito feliz em ser finalista do Prêmio CONFAP. Este reconhecimento é resultado de um trabalho realizado na fronteira do conhecimento, por um grupo de pesquisa multidisciplinar. Espero seguir contribuindo para que o Instituto de Química e a UFG sejam protagonistas no desenvolvimento científico e tecnológico, criando produtos, processos e metodologias capazes de oferecer soluções concretas para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destacou.
Ambos os pesquisadores já haviam sido premiados anteriormente pela Fapeg. Em fevereiro deste ano, eles receberam prêmios no Prêmio Goiano de Ciência, Tecnologia e Inovação, evento que celebra os principais cientistas do estado anualmente.
Para o presidente da Fapeg, Marcos Arriel, a presença dos dois goianos entre os finalistas nacionais comprova a relevância da ciência produzida no estado. “Estar entre os finalistas de uma premiação nacional tão relevante como o Prêmio CONFAP evidencia não apenas o talento individual desses pesquisadores, mas também o papel decisivo da Fapeg em fomentar projetos científicos de alto impacto. Esses resultados mostram que Goiás está cada vez mais forte no cenário nacional de ciência e inovação”, afirmou.
O Prêmio CONFAP – Professor Ennio Candotti é uma iniciativa do CONFAP e conta com patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCTI), além do apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar pesquisadores que se destacam em diferentes áreas do conhecimento, impulsionando o avanço científico e tecnológico no Brasil.
Com a divulgação do resultado preliminar, a expectativa agora gira em torno da cerimônia oficial de premiação, cuja data ainda será anunciada.
Leia também:
Na Bahia, Caiado diz que o momento é de prévias e busca por ser mais conhecido no Brasil
Em decisão da ONU, Brasil amplia território e ganha área marítima do tamanho da Alemanha