Resultados do marcador: Chapada dos Veadeiros

Encontramos 62 resultados
Naturalismo
Área de nudismo é criada em trilha da Cachoeira do Segredo na Chapada dos Veadeiros

Espaço reservado para naturismo funcionará em uma das piscinas naturais da trilha da Cachoeira do Segredo, sem alterar o funcionamento tradicional do atrativo turístico na Chapada dos Veadeiros

Hellenn_Reis21
Meio Ambiente
Audiência pública discute mineração na Chapada dos Veadeiros e revisão do plano de manejo da APA de Pouso Alto

Ambientalistas e autoridades se reúnem para discutir impacto da mineração na preservação da região

Chapada dos Veadeiros
Contratos de quase R$ 1 milhão em Cavalcante viram alvo de suspeita de conflito de interesse

Empresa contratada pela prefeitura funciona em imóvel ligado ao prefeito Vilmar Kalunga

Foto: Divulgação
NATUREZA
Abelhas do Cerrado: espécie rara da Chapada dos Veadeiros enfrenta riscos com mudanças climáticas

Brasil abriga mais de 300 espécies de abelhas sem ferrão

Foto: Ana Luiza Reis
CINEMA
6º CineFest São Jorge exibe filmes produzidos na Chapada dos Veadeiros neste fim de semana

A mostra gratuita acontece neste sábado e domingo, 6 e 7, na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Para muitos dos moradores, o Cinefest é a única oportunidade de assistirem filmes na telona

Opinião
Cerrado atravessado, preservação é imperativo

Se de dia o cerrado é perfeito, a noite ele parece uma miragem, uma fantasia de tão magnífico

Queimadas
Incêndios na Chapada dos Veadeiros atingem Parque Nacional e devoram mais de 70 mil hectares

Brigadista aponta incêndio criminoso como principal suspeita dos incêndios na Chapada dos Veadeiros

Operação
Semad inicia operação para responsabilizar culpados pelas queimadas na Chapada dos Veadeiros; assista

Secretaria diz que mais de 677 mil hectares já foram consumidos pelo fogo

WhatsApp Image 2025-10-06 at 11.10.57
Incêndio na Chapada
Incêndio na Chapada dos Veadeiros chega ao 8º dia e destrói mais de 35 mil hectares

Corpo de Bombeiros, Ibama e brigadistas voluntários atuam em áreas kalungas atingidas pelo fogo

Queimadas
Semad lança operação de fiscalização contra incêndios florestais em Goiás; assista

Operação Abafa intensifica fiscalização em áreas afetadas pelos incêndios em Goiás

Foto: Divulgação (PrevFogo)
Medo
Kalungas lutam para salvar animais no 6º dia de combate ao fogo; veja vídeo

Moradores do Quilombo Kalunga estão com medo, pois o incêndio florestal se aproxima cada vez mais do Vão do Moleque e já destruiu mais de 3 mil hectares em toda a região.

O incêndio florestal teve início no último domingo, 28, e persiste até o dia de hoje, 04. A concentração maior dos focos estão na Área de Proteção Ambiental (APA) Pouso Alto e em regiões do entorno. Equipe com 15 brigadistas da região do Vão do Moleque estão há seis dias, diuturnamente, subindo serras e se esforçando para evitar que o fogo aproxime das moradias dos remanescentes de escravos, do Quilombo Kalunga.  

Assista

Em entrevista ao Jornal Opção o kalunga, Adão Pereira Soares, que integra a equipe de brigadistas do PrevFogo há três anos, disse já presenciou incêndios dessa magnitude antes e acredita que a causa possa ser humana, embora não saiba o motivo exato deste incêndio. “O nosso plano hoje é combater esse fogo, que sobe no espigão da serra e só conseguimos apagá-lo quando ele desce. Mas, se precisar hoje a noite subimos lá novamente”, enfatiza.

A maior dificuldade deles é o acesso às serras altas e de difícil terreno, que causam exaustão. Eles utilizam abafadores e bombas e durante o trabalho Adão e os demais brigadistas conseguiram salvar um animal, que já estava em chamas. “É certeza que muitos animais já estão mortos, porém ainda não vimos. Graças ao nosso trabalho nenhuma casa foi incendiada no Vão do Moleque. E, do que depender da gente não irá”, afirma.

Adão Pereira Soares integra a equipe de brigadistas do PrevFogo. | Foto: Arquivo Pessoal

De acordo com o Tenente Sinduey Ramos, especialista em combate à incêndios florestais do Corpo de Bombeiros o combate continua. “Seguimos no combate em uma linha de fogo, que se estendia por 20 km e chegamos em outra região, que é a do Rio Preto. Estamos aqui combatendo nesta parte de difícil acesso – devido as muitas serras”, explica.

O Corpo de Bombeiros informou ainda que o incêndio ainda não oferece risco às cidades próximas do Parque Nacional. Os focos se concentram mais na divisa entre os municípios de Minaçu e Colinas do Sul.

Leia também: Corpo de Bombeiros segue no combate ao incêndio no município de Cavalcante

Incêndio
Corpo de Bombeiros segue no combate ao incêndio no município de Cavalcante

De acordo com a corporação, o terreno acidentado e montanhoso dificulta a atuação das equipes, prolongando o combate

Foto site full hd (1)
Ação
Ação integrada caça responsáveis por incêndios na região da Chapada dos Veadeiros

A corporação informa que a temporada de incêndios deste ano está especialmente severa em todo o Estado