Resultados do marcador: Armas de fogo

Encontramos 11 resultados
Polícia Federal
Empresários são alvo de operação por abastecer comércio ilegal de armas de fogo em Goiás e outros três Estados

Ação, que contou com o apoio do Exército e da Receita Federal, também mirou revendedores de armas. Suspeitos fraudavam sistema da PF para regularizar armamentos

INVESTIGAÇÃO
Despachantes são alvo de operação por falsificar laudos para posse e porte de armas de fogo em Goiás e outros dois estados

Polícia Federal cumpre mandados em Goiás, Minas Gerais e Tocantins. Uma pessoa foi presa em flagrante por porte ilegal de arma de fogo

Armas zonas rurais
Projeto de lei quer aumentar calibre de armas usadas em zonas rurais

Proposta quer autorizar vigilantes dessas regiões a portar armas de maiores, como 5,56 mm e 7,62 mm

Brasil tem 4 armas de CACs roubadas, furtadas ou extraviadas por dia

Entre janeiro e outubro deste ano foram registradas mais de 1.250 ocorrências desse tipo

arma de fogo
Lula assina decreto que dobra imposto sobre armas de fogo e munições

A projeção do Executivo é de arrecadar cerca de R$ 342 milhões em 2024 provenientes das vendas de armas e munições, graças ao incremento na alíquota do IPI

PF combate fraude em registro de CAC em Goiás

A Polícia Federal iniciou nesta sexta-feira, 29, a Operação Mendacium, com o objetivo de reprimir a obtenção fraudulenta de certificados de registro de Colecionador, Atirador ou Caçador (CAC), por meio de um intermediário que atua junto ao Exército, com o intuito posterior de adquirir armas de fogo e munições.

Agentes da Polícia Federal estão cumprindo três mandados judiciais na cidade de Caçu/GO, sendo um mandado de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão. Além disso, a Justiça determinou o cancelamento do registro de CAC do investigado.

Após o compartilhamento de informações com o 41º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro em Jataí/GO, foi identificada a existência de diversos documentos falsificados que estavam sendo utilizados por indivíduos em processos de solicitação de Certificado de Registro por meio do Sistema de Gestão Corporativo (SisGCorp).

As investigações revelaram a utilização de vários documentos falsificados com o objetivo de fraudar os mencionados processos, todos envolvendo a atuação do mesmo intermediário. Entre os documentos fraudulentos, destacam-se laudos psicológicos e comprovantes de habilidade técnica para o manuseio de armas de fogo.

As buscas e apreensões realizadas hoje têm como propósito a apreensão de computadores, celulares, armas de fogo, munições e documentos relacionados aos fatos investigados, a fim de fortalecer as provas das fraudes cometidas pelos envolvidos e também identificar outras pessoas que possam estar relacionadas com os acontecimentos.

A Polícia Fedeal informou que os crimes em apuração incluem falsificação de documento público, falsificação de documento particular, falsidade ideológica e uso de documento falso. Importante ressaltar que a concessão de Certificado de Registro (CAC) e a subsequente aquisição de armas de fogo e munições estão condicionadas à apresentação de certidões de antecedentes criminais das Justiças Federal, Estadual, Militar e Eleitoral, além de uma declaração de não estar sob investigação policial ou processo criminal, bem como a realização de todos os testes de aptidão exigidos.

Alteração
Veja o que muda com o novo decreto de armas, assinado nesta sexta-feira

Documento faz parte de conjunto de atos e medidas voltados para o fortalecimento da segurança pública no Brasil

Levantamento
Polícia apreende quase 2,5 mil armas em 2023, em Goiás

Números fazem parte de uma série de dados divulgados pela pasta na última terça-feira, 18

Armas adquiridas no governo Bolsonaro se concentram no Sul e Centro-Oeste

Regiões têm maiores índices de armas de fogo a cada 100 mil habitantes

Apreensão de armas entre janeiro e junho já é maior que todo 2022

Houve queda nos números de concessão de registros e autorizações para porte de armas de fogo

Guarda Munipal é suspeito de disparar tiro em Goiânia | Foto: reprodução/vídeo
Disparos “polêmicos” envolvendo GCMs já são pelo menos 3 casos este ano

Último episódio foi registrado neste sábado, 20, quando um guarda manuseava sua pistola em casa e fez disparo acidental