Zé Maria assume comando pra destruir a Facção por dentro? O Tio (não Nelita) teria matado Gibson?

O Tio sai da Facção. Ele acreditou que, com a morte do empresário Gibson Stewart, o poderoso chefão da Facção, assumiria o poder

Tony Ramos como Zé Maria ze-maria

A Facção é uma espécie de máfia tropical. Seu criador, Gibson Stewart, mandou matar, sequestrar (até a filha Kiki) e torturar dezenas de pessoas. Era um poder paralelo no Rio de Janeiro, como as máfias italianas e americanas. Mas acabou assassinado. A novela “A Regra do Jogo” não esclarece quem quem o matou. Na trama mostrada na terça-feira, 8, fica-se com a impressão de que Nelita pode ter matado o pai, responsável por suas internações e pela ideia de que é louca. Em conversa com a filha, Nelita negou (se não foi ela, tudo indica que viu quem matou). Mas fica a dúvida. Mas o assassino também pode ter sido Zé Maria e o Tio, espécie de subchefe da Facção.

Romero e Atena1025155-atena-giovanna-antonelli-conhece-950x0-2

A reação espantada de Gibson sugere que não foi Zé Maria, e sim uma pessoa de sua confiança — que tanto pode ter sido Mara quanto o Tio, seus fiéis escudeiros. Quando Zé Maria é anunciado como novo chefe da Facção, o Tio fica revoltado e se afasta do grupo criminoso, levando alguns homens. Ele disse a Zé Maria que acreditava que seria nomeado chefe da Facção. Por ter sido humilhado por Gibson, na frente de Mara, é possível que tenha matado o empresário? É. Mara, para salvar a Facção, pode ter matado o poderoso chefão? Também é possível. Há quem aposte que Romero (ou Atena), acreditando que seria o novo chefe da Facção, pode ter matado Gibson. Romero é o personagem mais ambíguo da novela — parece ter saído de uma trama de Henry James. É neurótico? É mau, sem dúvida, mas planeja ficar com a imagem de bom, talvez até queira ser bom, aqui e ali.

José de Abreu e Nelita 9w03gugk3cf09nzmnoidozep8

Zé Maria, ao ser confirmado como chefe da Facção e propor sequestros e assaltos a banco, contraria tudo aquilo que disse ao filho Juliano. Ele frisou que iria destruir a Facção. Será que quer destruí-la por dentro? Suas palavras dizem o contrário: quer ampliar a força da Facção. Mas Zé Maria é um personagem contraditório. É cruel e implacável como bandido e mantém uma relação doce com os filhos e suas mulheres. Ao assumir a Facção, ele pode extingui-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.