Imagens de câmeras de segurança mostram o exato momento em que Claudia Ortiz, vice-consulesa da Colômbia no Brasil, é baleada no Jardins, em São Paulo. A situação aconteceu na última sexta-feira, 14, durante uma tentativa de assalto que não tinha a diplomata como alvo. Ela foi levada para o Hospital Israelita Albert Einstein, onde foi submetida a uma cirurgia.

Claudia Ortiz passava pela avenida Nove de Julho quando foi atingida pela bala perdida. Durante uma tentativa de assalto próximo, um taxista reagiu. Um policial de folga trocou tiros com os criminosos e um dos disparos trocados acabou atingindo a vice-consulesa.

Pouco depois da tentativa de assalto, a polícia prendeu um dos quatro envolvidos no caso. No mesmo dia, um segundo suspeito foi capturado.

Em nota, o Palácio do Itamaraty lamentou “profundamente o incidente ocorrido”. “O ministério expressou sua solidariedade à senhora Ortiz, a sua família e ao governo colombiano, inclusive por meio de comunicação formal à Embaixada da Colômbia em Brasília, e permanece em estreita coordenação tanto com a Embaixada quanto com o Consulado da Colômbia em São Paulo, com vistas a prestar todo o apoio possível.”

Até ontem, sexta-feira, o quadro de Claudia Ortiz era estável.

Veja o momento em que a diplomata é atingida pela bala:

Leia também: Ao Jornal Opção, vice-cônsul dos EUA revela impressões após visitas em Goiás: “Tem muito desenvolvimento aqui”