Veja deputados goianos que assinaram a “PEC dos Apóstolos”

Texto propõe mudança na Constituição Federal, alegando que o poder emana de Deus, e não do povo

montagem-deputados-pec dos apostolos

Lucas Vergílio, João Campos, Flávia Morais, Magda Mofatto, delegado Waldir e Célio Silveira (da esquerda para direita, de cima para baixo) / Foto: montagem

“Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.” Desde 1988, é isso que se lê no parágrafo único do artigo 1º da Constituição Federal brasileira.

Mas não por muito tempo, se a vontade de 172 deputados federais prevalecer. Entre eles, os seis goianos Célio Silveira (PSDB), Delegado Waldir (PSDB), Flávia Morais (PDT), João Campos (PSDB), Lucas Vergílio (Solidariedade) e Magda Mofatto (PR) assinaram a PEC 12/2015, apelidada de “PEC dos Apóstolos”.

O projeto propõe mudar o parágrafo único, passando a garantir que “todo o poder emana de Deus, que o exerce de forma direta e também por meio do povo e de seus representantes eleitos, nos termos desta Constituição”.

O deputado cabo Daciolo (Psol-RJ), mentor do projeto, foi suspenso e ameaçado de expulsão pelo Psol. Na justificativa do projeto, Daciolo aponta para a presença de Deus no Congresso, dizendo que é de praxe os presidentes dizerem “sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos” antes de declararem aberta a sessão.

O político chama de “lapso” a redação do parágrafo único, e alega que “se Deus pode nos proteger de algum mal, logo subentende-se que o poder está em suas mãos”. A justificativa é finalizada com a afirmação de que não haverá mal algum em expressar que todo o poder emana de Deus, mas somente bem. “Feliz a nação cujo Deus é o senhor.”

Em entrevista ao Jornal Opção Online, Lucas Vergílio não quis se comprometer, sem afirmar que apoia ou não a PEC. O integrante do Solidariedade explica que ainda não possui uma opinião formada, e que espera para ouvir os argumentos do cabo Daciolo. “Não sou muito de entender dessas coisas de religião, mas entendo que o Estado é laico. Vamos debater.”

O deputado se explicou garantindo que assinou o documento apenas como cortesia ao colega, para que pudesse ser discutida a seguir. “A gente assina, mas não significa que concorda com o mérito. É só para a pessoa dar entrada”, alegou. Parlamentar em seu primeiro mandato, Vergílio diz que ainda não leu o documento, e que ainda precisa se inteirar.

Já o delegado Waldir afirma que assinou por convicção; por ser cristão e acreditar que o poder emana mesmo de Deus. Pontuando ser apenas uma correção do texto, o deputado goiano mais bem votado nas últimas eleições sustenta que a maioria dos brasileiros possuem uma religião. Conforme o parlamentar, o Estado é laico, mas o povo não é.

Deus tem que estar à frente de tudo, atesta Waldir. A proposta do cabo Daciolo, de acordo com o delegado, não fere as outras religiões não-cristãs que compõe o Brasil. “Em toda crença, há um deus, e no texto da PEC não é especificado se é o deus do cristianismo. O texto trata ‘deus’ de uma forma genérica. Não tem como colocar o nome dado a cada religião.”

Na justificativa da PEC, o deputado Daciolo não especifica que é o Deus do cristianismo, mas inicia o texto falando da Bíblia e sobre ouvir a voz de Deus, remetendo ao Deus cristão.

O parlamentar admite que é um tema polêmico e que será amplamente discutido na Câmara, mas que não irá recuar no apoio à proposta. Como deputado, Waldir garante que deve representar a maioria, e que a maior parte da população brasileira possui religião. “Governamos para a maioria, e esta vontade deve prevalecer.”

O Jornal Opção Online tentou falar com a deputada Flávia Morais, mas as ligações não foram atendidas. As assessorias dos parlamentares João Campos, Magda Mofatto e Célio Silveira alegaram que os políticos estavam em reunião.

*Atualizada às 17h31

57 respostas para “Veja deputados goianos que assinaram a “PEC dos Apóstolos””

  1. Avatar Elma Carneiro disse:

    Nosso Estado é laico. Não podemos jamais retroceder, Estado e Religião não devem se fundir. No Islamismo o Estado e a Religião são unificados.

  2. Avatar Antonio Alves disse:

    Por ser detentores do poder, as pessoas tem feito as piores atrocidades, coisas que jamais se pode atribuir à vontade Divina. Portanto não se deve fazer uma cachorrada dessa com Deus. Que esse parlamentares procurem alguma coisa para fazer em prol da sociedade que os elegeu e deixem de lado a hipocrisia.

  3. Esse papo de estado laico é uma balela de esquerdóides. O Brasil é um país cristão.
    Coragem de dizer um dia talvez teremos e, então, pode ser tarde demais.
    Vejam o que é ter coragem de líder e se posicionar, neste vídeo do primeiro-ministro Britânico David Cameron.
    https://youtu.be/G1qo1gd4klc
    Nossa moeda traz uma pequena lembrança – “DEUS Seja Louvado” – a todos que hoje tentam tornar o país um estado dito “laico”. Não posicionar-se é um caminho curto para comunismo e insensatez de toda espécie.
    Agora é a hora de dizermos o que queremos ser e não temer comparações com estados outros que descem a ladeira do totalitarismo e do bolivarianismo.

  4. Avatar João Paulo Silveira disse:

    Essa é a qualidade dos representantes goianos. Bizarro!

  5. Avatar Di Almeida disse:

    Célio Silveira decepcionando… tsc

  6. Avatar Allysson Garcia disse:

    Teocracia apostólica da sagrada família brasileira? Vá de retro!

  7. Avatar Dimax De̶ ̶A̶l̶m̶e̶i̶d̶a̶ disse:

    Isso nem sequer deveria ser digno de discussão ¬¬

  8. Avatar Alexandre Martins Ribeiro disse:

    Então quer dizer que Deus pode vir no Brasil e exercer o Poder nos termos garantidos pela Constituição? E quais são estes termos? Como se garante o exercício do Poder por Deus? Parlamentares são representantes eleitos pelo povo para serem seus representantes. No Brasil e em nenhuma outra democracia do mundo os representantes políticos são eleitos pela maioria, nem mesmo a atual Presidente foi eleita com votos da maioria. O povo (conjunto de pessoas que constituem uma tribo, raça ou nação) deve ser tratado com respeito e os representantes políticos foram eleitos para cumprirem principalmente os direitos garantidos no Preâmbulo da Constituição Federal: instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o
    exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o
    bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores
    supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos,
    fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e
    internacional, com a solução pacífica das controvérsias,
    “sob a proteção de Deus”. Deus não está preocupado em participar de uma casa que não se preocupa com seu povo e muito menos exercer um poder se rebaixando ao lamaçal politiqueiro perpetuado por “salvadores da pátria de plantão”.

  9. Avatar Mozar Ornelas disse:

    Éééé… cada povinho com os políticos que merece!!!

  10. Avatar Mozar Ornelas disse:

    Mira os “tipim”…!!!
    Fico imaginando como deve ser o intelecto dessa “moçada”. hehe

  11. Avatar Mozar Ornelas disse:

    A “cara” já conta!!

  12. Avatar Camila Ávila disse:

    Será que o Deputado Lucas assinaria um cheque antes de conferir o valor? Ou um contrato antes de ler o conteúdo? Penso que essa Pec é desnecessária, temos tantas outras necessidades.

  13. Avatar Caio Carvalho disse:

    Deputado Waldir, quanta bobagem. O budismo é uma crença sem Deus. O Estado é laico e os ateus também devem ser respeitados.

  14. Avatar Eduardo Ferreira Batista disse:

    pra quem tem religião, isso faz toda a diferença, o ato de transferir a honra, gloria e poder a Deus…pra quem não tem religião e se diz ateu, simplesmente não muda nada, já que se acredita que “deus” não existe mesmo ! ou seja se para alguns não tem diferença e pra grande maioria (90% cristão ) é de suma importância porque não por? e estado laico não significa anti religioso !

    • Avatar Vitor Nunnes disse:

      Leia o que você escreve antes de postar.

    • Avatar Ravi Oliveira disse:

      E quem acredita em Buda?

    • Avatar Guilherme disse:

      cara vou limpar minhas vistas, como você consegue escrever tanta merda com 234 caracteres?

    • Eduardo, o texto que apóia o raciocínio que tentei fazer de forma apropriada e no tom errado, é velha. Já o Cavaleiro Do Templo, há 3 anos atrás o fizera com moderação e sem provocar os ‘esquerdistas’ que se dizem defensores do estado laico. Confira:
      O texto é de 2012.
      “O exemplo já conhecido da manifestação contra a presença dos crucifixos nas repartições públicas, que foi chamado por manifestantes gayzistas e humanistas se “ataque ao estado laico”, também é uma clara deturpação, pois no conceito de estado laico não existe nada que impeça a presença de um símbolo de valor cultural em qualquer lugar que seja. Aliás, conforme já apontado aqui, enquanto há um crucifixo exibido em repartições, também existe a estátua da Deusa Dicé nos tribunais, e a existência dos jogos Olímpicos (que eram um tributo aos deuses gregos, e a pira olímpica não é menos um símbolo de religiões gregas do que o crucifixo é um símbolo de algumas doutrinas cristãs).

      “E assim sucessivamente, o conceito de estado laico é maquiado para ser disfarçado de estado anti-religioso ou estado humanista. E exatamente por isso o truque esquerdista é usar o conceito de estado laico como um ‘coringa’. A tendência é que futuramente se em sua empresa vários religiosos se juntarem para rezar, virá uma ação judicial dizendo que isso “viola o estado laico”. Ou mesmo quando um humanista entrar em um táxi que tenha um crucifixo pendurado no espelhinho, anotar a placa do carro, o nome do motorista e mandar um processo por “afronta ao estado laico”.

      Isso ocorre por que grande parte da população absolutamente não sabe o que significa estado laico, e, então, o benefício psicológico é obtido.

      Este estratagema, portanto, só pode ser revertido com uma conscientização pública (e simplificada, sem linguagem empolada, por favor) a respeito do que significa de fato o estado laico, e posteriormente, com uma campanha de contra-ataque mostrando que os humanistas, enquanto afirmam defender o estado laico, são na verdade seus maiores violadores.(c)Fonte: http://cavaleirodotemplo.blogspot.com/2012/09/rotina-estado-laico-coringa.html

  15. Avatar Marilene disse:

    Minha opinião é que eles deveriam se preocupar com questões mais relevantes que atingem a sociedade, como por exemplo a corrupção.

  16. Avatar Edilberto Wesson disse:

    O deputado Waldir comete um grave erro (inclusive constitucional) ao afirmar “Governamos para a maioria, e esta vontade deve prevalecer.”. Na verdade ele foi “eleito” pela maioria, mas seu governo é “para todos”, inclusive para as minorias e até mesmo para seus desafetos. Por isso o estado é laico. Se ele desconhece essa lei, precisa rever seus conceitos políticos, de justiça e de democracia.

  17. Avatar Neiri Almeida disse:

    As pessoas compara o Islamismo com o Cristianismo. Tenha dó! em nenhum momento o Deus que eu sigo não manda matar, etc, etc, etc. O Estado é laico, mais o povo não. Minha opinião… Tendo Deus numa frase não vai mudar o caráter de ninguém. Mais tendo Deus no coração, sabendo discernir o certo do errado ai sim nosso país vai ser um orgulho.

    • Avatar Elma Carneiro disse:

      Neiri Almeida, por favor, pesquise e estude mais a história da humanidade, que é também a sua história desde os tempos bíblicos quando Josué a mando do seu Deus exterminou várias nações como aos heteus, e aos amorreus, aos cananeus, e aos fariseus, aos heveus, os jebuseus para assentar ali o seu povo passando a fio de espada homens mulheres, anciões, crianças de colo, animais, mas… guardavam para si todo o ouro e prata para que fosse consagrado ao Senhor e depositado em seu tesouro. Por favor, volte até a idade média e leia sobre as Inquisições que mataram milhares de pessoas em prol do cristianismo. Por favor. O Estado Islâmico de hoje repete as histórias bíblicas de ontem.

  18. Avatar João Alberto Neves disse:

    Ih! Essa discussão é “muito” interessante (risos).

  19. Avatar Martim disse:

    Quantos já mataram e ainda vão matar em nome de DEUS???Começou com Cristo agora quando vai terminar….

  20. Avatar Waldevina De Fatima Melo Sousa disse:

    Deus está no controle de tudo, embora alguns querem tomar o seu poder, eles sa bem que isto é humanamente impossível.

  21. Avatar Anyta disse:

    Daqui uns dias vão querer aumento de salário e dizer que é a vontade de Deus

  22. Avatar Flávio disse:

    Desnecessário!!!
    Isso é falta do que fazer.

  23. Avatar Sóstenes Antônio de Arruda disse:

    A República se degenera e esses parlamentares se ocupam de imiscuir Estado e religião?

  24. Avatar Hilda disse:

    Vamos para as ruas barrar esse absurdo enquanto é tempo!!!! Esse cara além de fanático é burro! Um Estado laico (isento) sem uma religião oficial é o ideal numa democracia. Vamos para as ruas!!!!!! VIVA O ESTADO LAICO. FORA A RELIGIÃO!!

  25. Avatar Sá Valim disse:

    Tanta pautas importante para discutirmos ou debater ou mudar, reforma política, reforma legislativa…, perder tempo aprovando algo que não acrescentará em nada na vida da população.

  26. Avatar Bianca Ordesto Rodrigues disse:

    Cara… A indignação é tão grande, que eu não consigo pensar no que dizer pra expressá-la. Estado Laico significa que todos podem ter a sua religião, desde que ela não interfira no estado. “O Estado é laico, mas a população não é” é uma das piores idiotices que eu já li na minha vida. A população brasileira é sim, religiosa, mas o estado NÃO PODE SER! Esse cidadão quer o que? Além de isso ser completamente inconstitucional, ainda é claramente uma apologia ao Cristianismo. E como ficam todas as outras religiões existentes e praticadas no vasto território brasileiro? Por favor, alguém manda todos esses deputados de volta pra escola…

  27. Avatar Luís Furtado disse:

    Fico imaginando o que esses senhores ficam fazendo no dia-a-dia pra ter tanto tempo pra ficar debatendo esse tipo de coisa…

  28. Avatar Isvaldino dos Santos disse:

    Se o Estado depende do povo e o povo de Deus, eles estão , corretos. Tudo depende de Deus e, conforme disse Jesus, “sem mim nada podereis fazer”. Tudo depende de Deus, Charles Darwin, os macacos dependiam e dependem de Deus. É isso mesmo. O Estado só não pode depender dos comunistas, dos anarquistas, dos nazistas, dos trotkistas, dos baderneiros etc. Mas de Deus, eu apoio esta PEC.

  29. Avatar Wesley Mesquita disse:

    Bando de hipócritas, vivemos em um país laico, não se esqueçam disto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.