Na virada do ano, simpatias são comuns para trazer boas energias e sorte para o ano que está por vir. Sementes de romã na carteira, sementes de uva ou folhas de louro são as mais comuns para se trazer boa sorte.

A lista de alimentos que supostamente trazem boa sorte é extensa e vai desde lentilha, que simboliza prosperidade e frutas secas e castanhas, que representam fartura.

Romã

A simpatia feita com romã acontece há séculos. A fruta, que é consumida há mais de seis mil anos, foi considerada sagrada por diversas religiões. Muitas dessas crenças acreditavam que a fruta trazia fertilidade, por ter muitas sementes. A romã é originária da região que fica entre o Irã e o Noroeste da Índia.

Na mitologia grega, a fruta era conhecida por ser dedicada a deusa Hera, considerada deusa das mulheres, do nascimento e do casamento. Rica em vitaminas, minerais e fibras, a fruta ajuda a controlar o colesterol ruim. No Brasil, a fruta é colhida, em grande parte, no Estado de São Paulo. Os maiores produtores são as Índia e a China.

Lentilha

A lentinha é um dos alimentos mais antigos da humanidade, sendo cultivada há cerca de 9 mil anos na Ásia. Da mesma família do grão-de-bico, o cereal é rico em proteínas, vitaminas, minerais (cálcio e ferro) e fibras.

De acordo com a tradição, ao comer as lentilhas, a pessoa está atraindo riqueza e abundância para o novo ano. A simpatia consiste em comer uma colher de sopa do grão logo após a meia-noite.

Castanhas

Produzidas em todo o Brasil, as castanhas existem em diversos tipos. Para o ano novo, a superstição diz que comer castanhas traz prosperidade e paz. A superstição começou com os árabes, que fazem refeições com as castanhas durante a virada de ano.

Leia também

Confira como fica o tempo para o Ano Novo em Goiás