Uma única passagem vai permitir viagem de até cinco pessoas da mesma família no transporte coletivo

08 fevereiro 2023 às 19h09

COMPARTILHAR
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e o prefeito de Goiânia Rogério Cruz (Republicanos) apresentam nesta sexta-feira, 10, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o novo Cartão Família, benefício que vai permitir que até cinco membros de cada núcleo familiar viagem, aos finais de semana e feriados, no transporte coletivo da região metropolitana pelo valor de apenas uma passagem que hoje custa R$ 4,30.
Na ocasião, também será apresentada a nova frota de ônibus da capital. A previsão é que em julho deste ano sejam entregues 60 novos ônibus que vão operar no Bus Rapid Transit (BRT) Norte/Sul.
Com o novo cartão, a cada trajeto realizado nos finais de semana e feriados, será cobrado valor de apenas uma passagem. Para demais membros, viagem será gratuita. “Renovação da frota de ônibus e modernização de programas visam incentivar uso do transporte público coletivo e oferecer bem-estar à população”, pontua prefeito.
A adesão ao programa é feita pelo site do Sitpass (www.sitpass.com.br), onde o responsável deve cadastrar os membros da família que ficarão vinculados ao cartão principal. De acordo com as regras do programa, podem ser cadastrados familiares que tenham a partir de 05 anos de idade. Não haverá personalização do cartão principal, que poderá ser utilizado por qualquer membro do grupo familiar. Já os cartões dos demais integrantes serão personalizados, e devem ser utilizados após o uso do cartão do principal ou responsável na mesma viagem. Os cartões não podem ser utilizados por terceiros.
A entrega do Cartão Família será realizada nos terminais ou na loja Sitpass, com a primeira via gratuita. Para utilizar em família, somente o cartão principal deve ser recarregado. Cada cartão pode ser utilizado até quatro vezes no mesmo dia. O cartão principal será fiscalizado por meio da biometria facial.
Esse é o quarto lançamento referente ao pagamento de tarifas da Região Metropolitana de Goiânia. Os anteriores foram o Bilhete Único, Passe Livre do Trabalhador e Meia Tarifa (Senador Canedo, Nerópolis, Trindade, Goianira e Aparecida). O valor da tarifa do sistema segue congelado desde 2019.