Palmeiras se despede sem mundial e segue sem vencer europeus

05 julho 2025 às 09h55

COMPARTILHAR
O Palmeiras deu adeus ao Mundial de Clubes nesta sexta-feira, 4, com mais uma marca negativa em sua história: segue sem vencer equipes europeias na competição. Único representante paulista no torneio, o Verdão empatou com o Porto, de Portugal, na fase inicial e foi eliminado pelo Chelsea nas quartas de final, ao perder por 2 a 1.
Esta foi a segunda derrota palmeirense para o clube inglês em Mundiais. A primeira ocorreu em 2021, também pelo mesmo placar. Com isso, o clube alviverde segue sem conquistar um título mundial, apesar das participações anteriores em 1999 (Campeonato Intercontinental), 2020 e 2021. O Palmeiras, no entanto, reconhece como título mundial a conquista da Copa Rio Internacional, de 1951.
A partida também marcou a despedida do jovem Estêvão, de 18 anos, revelado nas categorias de base do clube. O atacante, que se transferiu justamente para o Chelsea, foi o autor do gol palmeirense – um golaço, na eliminação desta sexta-feira.
O segundo gol da equipe inglesa, que garantiu a classificação, causou controvérsia entre torcedores e comentaristas. A bola desviou na zaga antes de entrar, mas muitos atribuíram a falha ao goleiro Weverton. O lance remeteu à final do Mundial de 1999, quando o lendário goleiro Marcos não conseguiu evitar o gol da vitória do Manchester United.
Fluminense mantém esperança brasileira
Dos quatro clubes brasileiros que disputaram o Mundial, apenas o Fluminense segue vivo na competição. A equipe carioca avançou às semifinais após eliminar o Al-Hilal com um gol salvador de Hércules. O próximo desafio será justamente contra o Chelsea, adversário que despachou o Palmeiras.
A semifinal será disputada na próxima terça-feira, 8, às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Iorque.
Leia também:
Clubes brasileiros estreiam com destaque no Mundial de Clubes; veja jogos da próxima rodada
Cristiano Ronaldo renova contrato com Al Nassr e receberá R$ 1, 25 bilhão por ano