Trindade registra alta de 23% em arrecadação de tributos no primeiro semestre de 2021

Todos os tributos municipais juntos, incluindo IPTU, ITU, ITBI, ISSQN e IRRF descontado em Trindade, tiveram alta de 10% em relação ao 2020; nos recursos recebidos da União e do Governo de Goiás, tais como FPM, ITR, IPVA, ICMS e IPI, o aumento foi de 29%

Município de Trindade | Foto: Prefeitura de Trindade/Reprodução

A preferência por não realizar o fechamento total do comércio, mas optar por medidas de escalonamento por região durante a pandemia da Covid-19 trouxeram vantagem econômica a Trindade frente a outros municípios. O programa Pacto pela Vida, de acordo com a Prefeitura, foi a responsável por traçar as estratégias que trouxeram como saldo o aumento de 23% na arrecadação de tributos, somados os municipais e os recebidos pelo Estado e pela União.

O aumento na arrecadação de recursos por parte da Prefeitura é em relação ao primeiro semestre de 2020, ano em que se iniciou a pandemia do coronavírus no Brasil. Apesar de não optarem pelo fechamento total do comércio, a gestão municipal justifica que as medidas adotadas, juntamente com ações de testagem em massa e vacinação gradual, estimularam o isolamento por zonas, sem estagnar a economia e permitindo o investimento nas áreas da saúde, educação e obras de infraestrutura.

Para dar andamento as políticas aplicadas, o prefeito Marden Júnior ressalta a importância das parcerias estabelecidas com os segmentos empresariais e com a própria sociedade civil. “Essa parceria entre todas as áreas, desde o isolamento social pelos cidadãos, até a retomada das atividades econômicas, com a garantia de manutenção dos empregos dos trabalhadores, e as ações do município para conter a pandemia trouxeram equilíbrio”, acentua o prefeito.

Saúde

Como saldo principal, o grande destaque das saúdes foram a testagem em massa, com mais de 50 mil testes realizados e a imunização da população. “Cada pessoa que testou positivo passou por consulta médica no mesmo local, foi notificada, recebeu medicamentos quando necessário e, se apresentava sintomas leves, era telemonitorada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS)”, explica a SMS. Ao todo, até a última segunda-feira, 26, mais de 77,3 mil vacinas foram aplicados nos cidadãos trindadenses.

Recolhimento de tributos

Como principal estratégia que estimulou a arrecadação de tributos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto Territorial Urbano (ITU), estão a prorrogação de prazos e os descontos. Todos os tributos municipais juntos, incluindo IPTU, ITU, ITBI, ISSQN e IRRF descontado em Trindade, tiveram alta de de 10% em relação ao 2020.

O IPTU, por exemplo, teve seu prazo prorrogado do último dia útil de março para o fim de abril para até 30 de junho para a quitação da cota única, com 15% de desconto no pagamento. Não houve protesto de dívidas com o IPTU, que fica suspenso até o final do ano, de modo que o devedor também não foi inscrito no Serasa. Até o fim de junho, ainda foi registrado aumento de 29% nos recursos recebidos da União e do Governo de Goiás, tais como FPM, ITR, IPVA, ICMS e IPI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.