Por compra de votos, TRE cassa por unanimidade mandato de vereador de Valparaíso

18 maio 2022 às 10h50

COMPARTILHAR
Além da perda do mandato, os sete membros da Corte ainda imputaram a Portela multa de R$ 21 mil
O Plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) cassou por unanimidade o mandato do vereador Portela (Podemos), de Valparaíso de Goiás, por compra de votos. Além da perda do mandato, os sete membros da Corte ainda imputaram a Portela multa de R$ 21 mil e encaminharam o processo envolvendo o parlamentar para a Policia Federal (PF).
A negociação de compra de votos teria acontecido em frente a uma escola no distrito do Céu Azul e foi registrado em imagem. Com a decisão do TRE goiano, o vereador teve o diploma cassado e foi declarado inelegível pelos próximos oito anos. Embora Portela possa recorrer, não haverá efeito suspensivo. Ele terá de recorrer fora do cargo.
No lugar dele assume o suplente de vereador Edson Negão (Podemos). Ele é natural de Unaí-MG e mora em Valparaíso desde os cinco anos de idade. Hoje com 45 e tem experiência para fazer um mandato popular e participativo. “Temos sempre que ouvir os moradores”, diz o parlamentar. Na pauta de trabalho de Edson está o atendimento comunitário, sobretudo dos mais simples e também apoio pleno ao setor produtivo local. “São os comerciantes que mais geram emprego na cidade”, destaca.