Thiago Peixoto alerta sociedade sobre votação para proibir Uber no Brasil

Deputado goiano usou as redes sociais para convocar movimentos sociais contra proposta na Câmara que proíbe aplicativos de transporte 

Thiago Peixoto durante comissão da Câmara | Foto: Lucio Bernardo Junior / Câmara dos Deputados

Thiago Peixoto durante comissão da Câmara | Foto: Lucio Bernardo Junior / Câmara dos Deputados

O deputado federal Thiago Peixoto (PSD-GO) usou as redes sociais para chamar a atenção da população sobre a possibilidade de votação, na semana que vem, na Câmara Federal, de um projeto de lei que pretende proibir o Uber e outros aplicativos de transporte individual no Brasil.

A proposta, de autoria do petista Carlos Zarattini (SP), tem previsão de votação de pedido de urgência para o próximo dia 6 (terça-feira) e restringe a apenas táxis o transporte de passageiros em veículos de passeio.

Para o goiano, o objetivo é, na verdade, proibir o direito de escolha do cidadão em suas opções de mobilidade e favorecer o corporativismo. “Vai começar com o Uber e daqui a pouco eles vão querer nos proibir de muitas coisas”, alerta.

Ele sugere que as pessoas que defendem a permanência do Uber e outros aplicativos no mercado a se mobilizarem e procurarem os deputados federais de suas cidades e estados para colocar essa posição. “O corporativismo não pode vencer a inovação”, insiste.

O pedido de urgência do projeto de lei chegou a ser incluído na pauta no mês passado, mas, após Thiago Peixoto alertar sobre o risco, os líderes decidiram retirar o tema da votação. O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), determinou, então, a criação de um Grupo de Trabalho para analisar o tema.

O colegiado foi criado e os deputados que defendem os taxistas são ampla maioria (13 ou 14 parlamentares). É o relatório preparado por este grupo que será levado a plenário para análise do pedido de urgência. Caso o regime seja aprovado, isso quer dizer que um relatório pode ser feito em plenário e votado sem que tenha necessidade de tramitar pelas comissões temáticas.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Valmir

Em nada me surpreende se instaurada uma CPI aparecerem deputados beneficiados pelo sistema de taxe. Milhoes de desempregados estao tirando seu sustendo com a Uber, ja que os governantes nao conseguem fazer o pais seguir adiante, com criacao de empregos, etc. So oque vemos e corrupçao em cima de corrupçao e nao vou me surpreender se por tras de tanto interesse e urgencia houver beneficiamento proprio. Pelo menos sabemos de quem e o projeto e quais deputados estao a favor. A relaçao desempregados x taxistas em termos percentuais ira tirar do poder estes que usam mais uma vez o diretio… Leia mais