Um terremoto de magnitude 7,3 atingiu a costa sul do México na manhã desta sexta-feira, 17, com epicentro no Oceano Pacífico, próximo à cidade de Puerto Madero, no estado de Chiapas, na fronteira com a Guatemala. O tremor levou o Sistema de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos a emitir um alerta para áreas costeiras do México e da Guatemala, além de prever pequenas ondas em outros oito países da América Latina.

Inicialmente, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o sismo havia atingido magnitude 7,4, mas revisou posteriormente a intensidade para 7,3. O abalo ocorreu a 15 quilômetros de profundidade, considerada rasa e capaz de intensificar os efeitos na superfície.

Até o momento, o governo mexicano informou que não há registro de mortes ou danos graves. A presidente Claudia Sheinbaum afirmou que equipes de emergência monitoram a situação e orientou moradores dos estados de Chiapas e Tabasco a evitarem praias e áreas costeiras nas próximas horas.

O secretário da Marinha do México, almirante Raymundo Morales, disse que o risco de um grande tsunami é baixo. Segundo ele, a elevação do nível do mar deve chegar, no máximo, a cerca de meio metro em algumas praias.

“Se espera que o nível da água suba apenas até meio metro em algumas praias. As pessoas estão sendo orientadas a se manterem afastadas das praias, mas não há nenhum problema grave”, afirmou.

O Sistema de Alerta de Tsunami dos EUA prevê ondas de até um metro nas costas do México e da Guatemala. Também há previsão de pequenas oscilações do nível do mar na Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Panamá e Peru.

Após o tremor principal, o Serviço Sismológico Nacional do México registrou réplicas nas proximidades do epicentro, nas regiões de Ciudad Hidalgo, Huixtla e Mapastepec.

O terremoto também foi sentido na Guatemala e em El Salvador. Na capital guatemalteca, moradores deixaram prédios durante o abalo. O presidente Bernardo Arévalo informou que não há vítimas registradas no país.

No estado mexicano de Oaxaca, o governador Salomón Jara relatou que o tremor foi percebido com intensidade moderada na capital, mas sem relatos imediatos de danos significativos.

Leia também

Goiás já registrou mais de 150 terremotos desde 1826; veja qual cidade teve o maior abalo sísmico