“Tenho vontade de privatizar a Petrobrás”, diz Jair Bolsonaro

Fala do presidente fez com que ações da empresa disparassem no Ibovespa; Petrobrás anunciou novo reajuste da gasolina e do gás de cozinha esta semana

“Tenho vontade de privatizar a Petrobrás”, diz presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) | Foto: Reprodução

Com a justificativa de não poder controlar os preços da estatal, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirma ter vontade de privatizar a Petrobrás. A declaração foi realizada durante entrevista a rádio Novas de Paz, de Recife, nesta quinta-feira, 14, enquanto criticava o fato de que as críticas aos aumentos de preço dos combustíveis recaem sobre sua gestão.

“É muito fácil: aumentou a gasolina, culpa do Bolsonaro. Já tenho vontade de privatizar a Petrobras. Tenho vontade. Vou ver com a equipe econômica o que a gente pode fazer. O que acontece? Não posso controlar, melhor direcionar o preço, mas, quando aumenta, a culpa é minha apesar de ter zerado imposto federal”, diz o presidente.

Isso, porque na semana passada, a Petrobrás anunciou outro reajuste nos combustíveis, sendo ,2% na gasolina e no gás de cozinha. Na semana anterior, o óleo diesel já havia subido 9%. Para o presidente, uma solução a esta problemática seria a importação dos combustíveis.  “Seria bom se todo mundo ajudasse a economizar combustível, aí você iria obrigar os caras a rever o que está acontecendo, ajudaria bastante”, justifica.

Bolsonaro ainda retornou a responsabilizar os governadores por parte do alto preço do gás de cozinha e dos combustíveis. “Essas verdades é que doem”, disse. Apesar de delegar a culpa, reconheceu que os governadores não podem zerar o ICMS. “Mas a cobrança do ICMS não pode ser feita com um percentual em cima do preço da bomba”, explicou.

Na receita que compõe o preço dos combustíveis no Brasil, tem-se a fatia da Petrobras, a da distribuição e revenda, o custo do etanol anidro – no caso da gasolina -, e do biodiesel – no caso no óleo diesel-, do ICMS cobrado pelos Estados, e dos tributos federais Cide e PIS / Pasep e Cofins. O chefe do Executivo nacional aproveitou a ocasião para falar sobre o projeto aprovado nesta quarta-feira, 13, que muda as regras do ICMS sobre o imposto de renda e do valor fixo por litro para imposto. “Não era o que eu queria”, reclamou, em relação às mudanças do projeto apresentado pelo Executivo. “Mas vai ajudar”, ponderou. 

A fala de Bolsonaro sobre a vontade de privatizar a empresa ainda fez com que as ações da Petrobrás disparassem no Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. Nesta quinta, as ações chegaram a atingir 1,82% (ordinárias) e 1,99% (preferenciais). Bolsonaro ainda afirmou que que não deve interferir na política de preços da empresa de capital aberto. “

Eu posso interferir? Posso, mas não devo. Se interferir, vou responder por crime de responsabilidade. Posso abaixar o preço na bomba para R$ 3? Posso, mas é crime de responsabilidade. O preço do combustível está alto agora, sempre esteve alto, eu me lembro do meu tempo de garoto”, declarou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.