Sucos detox podem não fazer tão bem para a saúde, alertam especialistas

Pesquisa também mostra que, se consumidos em excessos, ou em dietas específicas, estas bebidas podem causar problemas ao organismo. Entenda

Divulgação

Com receitas baseadas em folhas verdes, frutas, especiarias, água ou água de coco e nada de açúcar, os sucos “detox” são famosos por prometerem uma nutrição saudável e uma “desintoxicação” ao corpo. Presentes em dietas da moda ou sendo ligados a um estilo de vida mais saudável, porém, estas bebidas podem não ser tão saudáveis assim. É o que afirmam especialistas procurados pelo Jornal Opção.

A nutricionista especialista em nutrição esportiva, Mara Luísa, é uma das experts que fala do assunto. Ela alerta que, sem acompanhamento de um profissional, os sucos detox podem trazer prejuízos pra saúde.

“Os principais pontos a serem destacados, quando se trata do suco detox, é lembrar que ele não desintoxica o corpo num passe de mágica, isso porque órgãos como o fígado e o intestino já têm esse papel, então a bebida vem como um auxílio. Outra coisa é o risco que o suco traz se feito de forma incorreta. O principal deles é não lavar ou lavar mal os vegetais, o que pode levar a uma infecção ou uma gastrite”, afirmou a nutricionista.

Foi o que aconteceu com o assistente de produção, Marcos Aurélio, de 25 anos, que seguiu uma receita de suco detox na internet e começou a tomá-lo todo dia. Semanas depois Marcos disse que começou a sentir dores fortes no estômago e, ao procurar um gastroenterologista, descobriu que estava com gastrite.

“De acordo com meu médico, é possível que eu não tenha lavado as folhas do suco corretamente misturado à acidez excessiva por causa do limão, causando assim a proliferação de uma bactéria que causou minha gastrite”, contou o assistente, que tratou do problema a tempo.

Mara reforça que uma dieta não deve ser completamente feita da ingestão do suco detox, que ele vem para ampliar uma alimentação e estilo de vida que já devem ser saudáveis. “Não adianta comer fritura, fumar ou beber em excesso e achar que a bebida vai eliminar tudo do corpo”, completa.

A profissional insiste que é possível garantir bons resultados com os sucos detox, mas que é preciso um acompanhamento profissional. “O suco detox é uma bebida nutritiva que, se somada a uma dieta adequada, pode ajudar a perder peso e colaborar com a saúde do indivíduo”, explicou.

Mais riscos

Um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard, publicado em 2013, já havia deixado claro os riscos dos sucos detox ao mostrar que as pessoas que comem frutas e verduras inteiras se beneficiam com uma queda no risco de diabetes tipo dois, enquanto as pessoas que bebem sucos, principalmente com frutas, têm um risco elevado de apresentar a doença.

“O problema de sucos detox ou smoothies, como também são conhecidos, é que eles contêm poucas fibras”, diz Robert Lustig, professor de endocrinologia pediátrica da Universidade da Califórnia, São Francisco, nos EUA, em entrevista divulgada na época.

Lustig explicou que frutas inteiras contêm dois tipos de fibra, a solúvel e a insolúvel, que juntas, quando mastigadas e engolidas, formam um tipo de gel que cobre as partes superiores do nosso sistema digestivo, “como uma peneira”. Isso evita que os açúcares das frutas sejam absorvidos pela corrente sanguínea em massa e sobrecarreguem seu fígado.

Já quando você tem frutas espremidas ou batidas, isso não acontece. “Espremendo a fruta, você remove todas as fibras insolúveis e, assim, as fibras insolúveis são picadas e espalhadas”, diz. Em qualquer um dos casos, o efeito é similar: o que ajuda a digestão não se forma, e seu fígado é bombardeado com os açúcares.

Nesse sentido, o especialista elimina a probabilidade de que sucos detox e smoothies possam “limpar” o organismo. “Essas afirmações são equivocadas”, afirmou. O resumo do estudo confirmou que maioria dos “milagres” associados aos detox não têm base científica. E quando se trata de espremer ou bater frutas, há muitas provas de que isso na verdade é prejudicial.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.