Senado abre inscrições para concurso nacional de redação

Após dois anos de interrupção, por conta da pandemia, Casa Legislativa retoma o Programa Jovem Senador

Senado Federal | Foto: MARCOS OLIVEIRA/AGÊNCIA SENADO

O Senado Federal retomará o programa Jovem Senador, um concurso nacional de redação voltado para estudantes de Ensino Médio das escolas públicas estaduais. As inscrições estão abertas e irão até o dia 18 de março. Depois de dois anos de interrupção, por causa da pandemia, o projeto será retomado com o tema “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”.

O projeto, criado em 2010, é dividido em duas etapas. Na primeira, as secretarias de Educação dos estados selecionam as três melhores redações. Na segunda, um texto de cada ente federativo é selecionado por uma comissão julgadora. Os vencedores ganham a viagem para Brasília, onde vivenciam o processo de discussão e elaboração das leis no país.

A premiação com a viagem está prevista para dia 27 a 1º de julho. Em outras edições, as viagens eram realizadas em meados de novembro. No entanto, segundo um dos coordenadores do projeto, o servidor Diogo Diniz, a data foi alterada por conta dos exames para ingresso na universidade.

O tema deste ano faz referência aos 200 anos da Independência do Brasil, que foi realizada no dia 7 de setembro de 1822. Além da adequação ao título, o texto deve se ajustar à forma proposta pelas regras do concurso. Há limite de 20 a 30 linhas manuscritas e emprego da modalidade culta da língua portuguesa. O regulamento, a folha de redação e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do projeto.

Confira o calendário do concurso:

Entrega das redações na escola: até 18/3

Seleção dos finalistas estaduais: até 18/4

Anúncio dos 27 Jovens Senadores selecionados: 6/5

Anúncio pelo Senado do vencedor do Concurso de Redação: 11/5

Semana de Vivência Legislativa: 27/6 a 1º/7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.