A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) planeja três audiências públicas ainda em agosto para debater planos de manejo dos Parques Estaduais da Serra de Jaraguá, do Araguaia e Telma Ortegal. A secretaria mantém aberta a possibilidade e contribuições online, que podem ser feitas até o dia 6 de setembro no Portal Ambiental. As audiências presenciais estão marcadas para os dias 20, 22 e 27 de agosto.

Na página de consulta pública, o usuário pode acessar a minuta dos três planos de manejo em discussão. Na aba de cada plano é possível ler a documentação, sinalizar que está de acordo e enviar sua contribuição. O prazo para consulta pública foi aberto no dia 29 de julho de 2024.

A primeira audiência pública, marcada para o dia 20 de agosto, deve discutir o plano de manejo do Parque Estadual do Araguaia, na sede da APA Meandros do Rio Araguaia, em São Miguel do Araguaia.

A segunda, por sua vez marcada para o dia 22, será destinada a discussão referente ao Parque Estadual da Serra de Jaraguá, no Cotec localizado na BR-153, na Vila São José, em Jaraguá.

Já a última audiência, esta no dia 27, visa a elaboração do plano do Parque Estadual Telma Ortegal, no Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CRCN-CO), em Abadia de Goiás.

O plano de manejo é um documento técnico que orienta a gestão e o uso da unidade de conservação. Ele estabelece diretrizes para a preservação dos recursos naturais, considerando aspectos como biodiversidade, recursos hídricos e culturais, além de regulamentar as atividades permitidas, como turismo, pesquisa científica e educação ambiental. Esse plano é essencial para garantir a proteção do ecossistema local e promover o desenvolvimento sustentável, equilibrando a conservação ambiental com o uso público responsável.

Leia também:

Após 13 anos, Goiânia volta a integrar Conselho Estadual do Meio Ambiente