Sem horário de verão, celulares atrasam uma hora e confundem brasileiros

Instituído pela primeira vez pelo ex-presidente Getúlio Vargas, horário de verão foi revogado pelo presidente Jair Bolsonaro

Foto: Reprodução

Em 25 de abril de 2019, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que revoga o horário de verão. Apesar disso, muitos relógios atualizaram a hora neste domingo, 16, data que terminaria o horário de verão, caso estivesse em vigência. O bug causou confusão e muitos brasileiros usaram as redes sociais para relatarem problemas.

“Perdi a hora do serviço hoje, meu celular marcando o horário errado”, relatou uma jovem no twitter. “Hoje era o fim do horário de verão que não aconteceu, mas meu relógio não entendeu e aqui estou eu acordada as 9:00 da manhã achando q era 10:00”, escreveu outra internauta.

Usuários que tiveram problemas porque o relógio do celular mudou a hora sozinho devem fazer o reajuste do aparelho, a exemplo do que ocorreu em outubro e novembro do ano passado, época em que o horário de verão costumava iniciar, quando muitos relógios adiantaram uma hora sozinhos. Saiba como atualizar o horário do celular:

Ative o horário automático no Android

Passo 1. Acesse as configurações do Android e toque em “Sistema”.

Passo 2. Em seguida, abra “Data e hora”. Por fim, ative a opção “Data e hora automáticas”.

 

Ative o horário automático no iPhone (iOS)

Passo 1. Acesse os “Ajustes” do iOS e toque em “Geral”.

Passo 2. Abra “Data e Hora” e, por fim, ative a opção “Automaticamente”.

Horário de verão

O horário de verão foi instituído no Brasil pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo presidente Getúlio Vargas. No verão seguinte, a medida foi novamente adotada, mas, depois, começou a ser em períodos não consecutivos. Primeiro, entre 1949 e 1953, depois, de 1963 a 1968, voltando em 1985 até agora. Em 2008, o horário de verão passou a ter caráter permanente, até ser revogado pelo atual presidente.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.