Seduce articula implantação do Circuito Cultural da Praça Cívica para 2017

Projeto do governo de Goiás teve aval do Ministério da Cultura e deve ser incluído no Orçamento do próximo ano 

raquel-teixeira-foto-soilimar-fora-de-tamanho

Raquel Teixeira durante evento no CCON | Foto: Solimar

A secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, deve se encontrar com o ministro da Cultura, Roberto Freire (PPS), em janeiro para discutir a implantação do Circuito Cultural da Praça Cívica.

Apresentado ao ex-titular do MinC, Roberto Calero, o projeto já recebeu o aval do governo Temer e deve ser incluído no Orçamento de 2017, por meio do senador Eduardo Braga (PMDB-AM).

“É uma prioridade do governador Marconi Perillo. Os prédios já foram repassados para a Seduce [Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás], mas ainda há arranjos a serem feitos. A PGE [Procuradoria Geral do Estado] tem que sair de lá, o TCE [Tribunal de Contas do Estado] ainda está de mudança, mas vai avançar sim”, explicou ela.

O Circuito Cultural da Praça Cívica será executado pelo Iphan, por meio do PAC Cidades Históricas, prevê a restauração e a requalificação dos prédios históricos, em art déco, que integram o conjunto arquitetônico da praça.

O programa de musealização dos acervos e requalificação dos edifícios, também previsto na proposta, foi concebido nos moldes dos museus da Língua Portuguesa e Museu do Futebol, em São Paulo, e do Museu das Minas e Metais, em Belo Horizonte.

De acordo com o projeto apresentado ao ministério pelo governador e pela secretária, seriam requalificados os prédios históricos da Procuradoria Geral do Estado, as antigas sede do Tribunal de Contas do Estado e da Chefatura, o Centro Cultural Marieta Telles Machado, o Museu Zoroastro Artiaga e o Palácio das Esmeraldas.

Contudo, Raquel Teixeira lembra que o recurso “estar garantido no MinC” não significa que ele será liberado. “Tenho uma boa relação com o ministro Roberto [Freire] e lutaremos para viabilizar esse projeto tão importante para a cultura não só de Goiás, mas do Brasil”, arrematou.

Praça Cívica, em Goiânia | Foto: Alexandre Parrode

Praça Cívica, em Goiânia | Foto: Alexandre Parrode

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.