Em vídeo publicado em suas redes sociais, o deputado federal Rubens Otoni (PT), atribuiu aos governos de Goiás e do Distrito Federal a situação precária do transporte público na região do Entorno do DF, mas omitiu a responsabilidade do Governo Federal sobre o transporte coletivo na região. O secretário-geral de Governo de Goiás, Adriano da Rocha Lima, afirmou que ficou estarrecido com as falas do parlamentar.

“Dizer que o transporte coletivo do Entorno do Distrito Federal não é responsabilidade do Governo Federal, é uma inverdade que não cabe a um deputado goiano eleito pelo povo dizer uma bobagem dessas”, disse Adriano da Rocha Lima.

A situação precária do transporte coletivo na região do Entorno do DF ganhou maior repercussão nos últimos dias após a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciar novo aumento da tarifa, que chegou a R$ 11 em alguns percursos. A Constituição atribui a União a responsabilidade pelo transporte público em regiões que envolvem pelo menos dois entes federativos.

A defesa de Lula (PT) por Rubens Otoni foi considerada uma fake news sobre a Constituição Federal, que estabelece a obrigação do governo federal para com a mobilidade na região. No início de 2023, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) apresentou ao governo federal a proposta de subsidiar parte da tarifa do transporte público, nos moldes do que ocorre na região Metropolitana de Goiânia, que mantém a tarifa congelada em R$ 4,30 desde 2019.

Parceria semelhante foi alinhada com o governo do Distrito Federal, mas não teve aprovação do governo Lula. O deputado Rubens Otoni participou das reuniões em Brasília para tratar da proposta de Goiás, mas não mencionou esses fatos ou defendeu os interesses da população goiana no vídeo publicado em suas redes sociais.