Reportagem do Jornal Opção Online conquista primeiro lugar em prêmio de jornalismo cultural

As reportagens dos inscritos trataram das atividades culturais onde indivíduos exercitam a imaginação e exploram, a partir disso, seu potencial econômico, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como recursos produtivos

Editores premiados e o secretário de Cultura, Aguinaldo Coelho

Editores premiados e o secretário de Cultura, Aguinaldo Coelho | Foto: Marina Adorjan

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), anunciou na noite desta quarta-feira (3/9) os vencedores do 1º Prêmio Goiano de Jornalismo Cultural. O tema deste primeiro concurso foi “Economia Criativa em Goiás e o novo modelo para produção de cultura no Estado”. Na categoria de Webjornalismo os vencedores foram Ketllyn Fernandes e Thiago Burigato, editores do Jornal Opção Online, com a matéria: Goiás descobre a cultura como fonte de geração de emprego e renda. Os jornalistas mostraram que, aos poucos, gestores e empreendedores estão reconhecendo que a criatividade e a inovação podem gerar riqueza econômica.

A iniciativa da Secult premiou profissionais da comunicação que produziram e publicaram reportagens que contribuíram para o conhecimento sobre o tema e promoveram incentivos ao mercado da economia criativa. A premiação foi realizada na Vila Cultural Cora Coralina e os valores dos prêmios foram de R$ 4 mil e R$ 2 mil para as primeiras e segundas colocações, respectivamente.

Segundo a Secult, esta primeira edição serviu para valorizar o trabalho realizado pela imprensa goiana que divulga a cultura no Estado e  que “consequentemente, beneficia a população com reportagens que visam a promoção de quem produz e vive de cultura em Goiás”.

Lista completa dos vencedores:

Webjornalismo
1º Lugar: “Goiás descobre a cultura como fonte de geração de emprego e renda”, de Ketllyn Fernandes de Deus e Thiago Rojas Burigato Costa, do Jornal Opção Online.
2º Lugar: “A arte que se multiplica e gera renda em Goiás”, de Nádia Junqueira Ribeiro, do portal A Redação.

Radiojornalismo
1º Lugar: “Teares do Xixá: da tradição à Economia Criativa”, de Karine Pinheiro dos Santos, da Rádio Brasil Central.
2º Lugar: “Economia Criativa gera leque de oportunidades aos goianos”, de Nathália Cristina de Lima, da Rádio CBN.

Telejornalismo
1º Lugar: “Economia Criativa”, de Marcos Teixeira Wanderley, da TV Record Goiás.
2º Lugar: “Encontro de Culturas na Chapada dos Veadeiros”, de Gustavo Toledo Sobreira, da Televisão Brasil Central.

Jornal Impresso
1º Lugar: “Goiás Criativo”, de Clenon Ferreira dos Santos Júnior, do Jornal O Hoje.
2º Lugar: “O poder da Gastronomia”, de Jéssica Camilla da Silva Fernandes, do Diário da Manhã.

Fotojornalismo
1º lugar: “Festa do Divino Pai Eterno: fonte de Economia Criativa para Goiás”, de Eduardo Ferreira Júnior, do portal Goiás Agora.

Menção honrosa ao trabalho “Festa do Divino Pai Eterno: fonte de Economia Criativa”, de Mayara Calácio de Sousa, publicado no portal Goiás Agora, na categoria Webjornalismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.