Rebeldes se aproximam de Damasco, na Síria; governo nega fuga de Bashar al-Assad
07 dezembro 2024 às 19h00
COMPARTILHAR
Rebeldes sírios afirmam ter alcançado os subúrbios de Damasco, capital da Síria, neste sábado, 7. Esta é a primeira vez que forças opositoras chegam aos arredores de Damasco desde 2018, quando o Estado Islâmico controlaram parte da região.
Com a investida, rumores de que o presidente Bashar al-Assad havia fugido da capital começaram a reaparecer e que o exército aliado de al-Assad teria deixado a região. Ambas informações, segundo o governo, são inverídicas.
Os avanços ocorrem no mesmo dia em que forças lideradas pelo grupo Hayet Tahrir al-Sham (HTS) conquistaram parte da região de Homs, terceira cidade mais populosa do país. Homs é considerada estratégica pelo governo por conectar a capital à costa do país.
O regime de al-Assad é incapaz de conter o avanço de opositores. Desde o dia 27 de novembro, o governo sofre uma série de derrotas. Os rebeldes registraram avanço rápido a partir da província de Idlib, na fronteira com a Turquia; em Aleppo, a segunda maior cidade síria; e em Hama, a quarta maior.
O conflito na Síria já dura 13 anos, e teve início durante a Primavera Árabe. O presidente conseguiu se manter no poder por conta do apoio recebido da Rússia, Irã e do grupo libanês Hezbollah. Porém, cada um desses aliados de al-Asaad estão lutando seus próprios conflitos, dificultando mobilizações em favor do regime sírio.
Leia também
Israel busca, mais uma vez, escalar guerra em Gaza e atrair Estados Unidos para o conflito