Quer ser diplomata? Itamaraty abre concurso e salário é de 18 mil reais

São 26 vagas. Delas duas são para candidatos com deficiência e cinco vagas para candidatos negros

O edital do concurso para diplomata foi divulgado na quarta-feira, 27, no Diário Oficial da União. São 26 vagas (classe inicial de terceiro secretário) e o salário é de R$ 18.059,83. O Itamaraty informa que duas vagas são dirigidas a candidatos com deficiência e cinco vagas a candidatos negros.

O Instituto Rio Branco, com o apoio do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), é o responsável pelo concurso.

Critérios para ser candidato a prestar o concurso

1 — Curso superior completo

2 — Idade mínima de 18 anos

3 — Ser brasileiro nato

4 — Estar em dia com as obrigações eleitorais e com o serviço militar (no caso dos homens)

5 — Disposição para servir no exterior

6 — Capacidade e disposição para resolver conflitos e enfrentar situações adversas e inesperadas na defesa do Brasil e dos brasileiros no exterior

Três fases do concurso do Itamaraty

1 — Prova objetiva (26 de agosto desde ano). Será realizada em todas as capitais do país e em Brasília. O Itamaraty exige conhecimentos de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, noções de economia, noções de direito e direito internacional público.

2 — Prova escrita de Língua Portuguesa (dia 2 de setembro) e Inglesa (23 de setembro) para os 260 candidatos que conquistarem as melhoras notas na prova objetiva. Ocorrerá em 2 de setembro

3 — Prova de história do Brasil e geografia (28 de setembro), política internacional e noções de economia (29 de setembro) e noções de direito e direito internacional público, língua espanhola e língua francesa (30 de setembro)

Se aprovados nas três etapas, os candidatos vão ser matriculados no Curso de Formação do Instituto Rio Branco.

Inscrições para o concurso

As inscrições devem ser feitas, entre 2 e 16 de julho, no site www.cespe.unb.br. O custo é 230 reais. O candidato deve apresentar o número de seu CPF e enviar fotografia recente.

Deixe um comentário