A Promotoria Eleitoral de Morrinhos investiga o extravio da mídia de uma urna eletrônica utilizada no município. Segundo o órgão, a Presidente da Seção 81 informou que a mídia do equipamento não foi localizada durante o pleito do último dia 6 e, por conta disso, a Juíza Eleitoral acionou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para apurar o caso.

A urna eletrônica, como qualquer computador, necessita de dispositivos para armazenamento de dados (mídias). Desde a urna modelo 98, utiliza-se, para esse fim, o flash card , um cartão de memória que apresenta características de leitura e gravação, como se fosse um HD.

Com o extravio, a PRF realizou diligências no colégio eleitoral, acompanhados da presidente da Seção para localizar a mídia, mas não obteve sucesso. Dois dias depois, no entanto, o chefe da delegacia da PRF em Morrinhos recebeu a informação que a mídia estava em posse da própria presidente da Seção.

A mulher confirmou ter tido acesso a um envelope contendo a mídia, mas não informou a localização. Após isso, a corporação recebeu novas informações sobre quem poderia estar em posse da mídia, mas novamente não conseguiu localizar o objeto.

A Constituição Federal estipula que urnas eletrônicas e suas mídias são bens do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, por conta disso, fazem parte do acervo da União. Por conta disso, o extravio deve ser investigado pela Polícia Federal.

Leia também

Ex-prefeito de Morrinhos, Rogerio Troncoso é vítima de golpe nas redes sociais