Projeto Galeria Cidade leva arte urbana a diferentes regiões de Aparecida de Goiânia

Além das intervenções artísticas, a região do viaduto da Avenida São Paulo recebe obras urbanas como recapeamento das vias e abertura de rotatória 

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Aparecida iniciou o projeto Galeria Cidade que tem como objetivo fomentar a arte urbana e valorizar o patrimônio público do município, dando maior visibilidade aos espaços. O projeto realizado pela Secretaria Executiva de Cultura e Turismo contempla inicialmente 20 pontos que receberão as intervenções artísticas em diferentes regiões da cidade.

O primeiro a receber o projeto é o viaduto Vereador João Antônio Borges, na Avenida São Paulo, Vila Brasília, que está previsto para ser inaugurado em 26 de julho. O eixo recebe até o dia 24 deste mês, intervenções do artista plástico Marcelo Costa, com poética visual que retrata a cultura de Aparecida como os violeiros, catireiros, movimento afrodescendente, folia de reis e outras tradições.

O artista comemora a realização do projeto no viaduto que é um dos principais eixos da cidade. “Me sinto honrado em participar deste projeto que vai dar um novo conceito de tradição cultural para o povo de Aparecida. Os espaços públicos precisam ser tomados por arte, porque onde tem arte tem reflexão”, sublinhou Marcelo Costa.

O secretário executivo de Cultura e Turismo, Guido Marco, destaca que o projeto irá criar condições para dialogar a cultura e também de promover a revitalização de pontos da cidade. “A arte contribui para a valorização da cultura do município e ajuda a reorganizar um novo conceito para os espaços públicos. Vamos levar o cenário de arte urbana para outros pontos como forma de restaurá-los com a manifestações artísticas”, sublinhou.

O projeto Galeria Cidade prevê também a revitalização com arte urbana do Centro histórico de Aparecida, como Estádio Annibal Batista de Toledo; além de intervenção com grafite nos CEUS das Artes da Cidade Vera Cruz e Parque Flamboyant; e do Complexo Artístico Distrito Urbano, no setor Independência Mansões. A Tintas Luztol é parceira da iniciativa e está doando todo o material necessário.

Viaduto

Além das intervenções artísticas, a região do viaduto recebe obras urbanas como recapeamento da Avenida São Paulo e das vias do entorno como Rudá, Mangueiras e Colonizadores. E para dar maior fluidez ao trânsito da região, a Prefeitura de Aparecida, em parceria com a Prefeitura de Goiânia, realiza a abertura da rotatória das Avenidas São Paulo, Transbrasiliana, Rio Verde e 4ª Radial. No local será implantado um cruzamento semaforizado.

Orçado em R$ 13,1 milhões do Tesouro Nacional, o projeto do viaduto consiste no rebaixamento da Avenida São Paulo no cruzamento com as Avenidas Tapajós e Rudá, com a pista passando baixo da interligação entre as duas vias, eliminando semáforos tanto para os condutores que se dirigem sentido BR-153 quanto para os que se dirigem sentido Avenida 4ª Radial.

A obra prevê não apenas a construção do viaduto para livre acesso aos quase 50 mil veículos que passam pela Avenida São Paulo naquele trecho, mas também a implantação de um moderno sistema de drenagem e captação de águas pluviais, além do paisagismo da via. A entrega completa da obra será na próxima sexta-feira, 26, às 9h.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.