Projeto de lei quer que profissionais de saúde passem por teste a cada 15 dias
02 abril 2020 às 16h18

COMPARTILHAR
Matéria de Zacharias Calil prevê que em casos de declaração de epidemia, pandemia ou surtos provocados por doenças contagiosas sejam tomadas medidas imediatas

Projeto de lei apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados quer garantir a saúde e preservação da vida de profissionais considerados essenciais ao controle e combate do coronavírus Sars-Cov-2. A matéria prevê que em casos de declaração de epidemia, pandemia ou surtos provocados por doenças contagiosas sejam tomadas medidas imediatas.
Segundo o autor da proposta, o deputado federal Zacharias Calil (DEM), que na Câmara é membro da Comissão Externa do Coronavírus, esses profissionais deverão passar por testes diagnósticos a cada 15 dias ou com a frequência que atenda a critérios e padrões de biossegurança.
“São médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, policiais federais, civis e militares, bombeiros militares, agentes de fiscalização, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratórios, profissionais de limpeza e outros profissionais que sejam convocados a trabalhar durante períodos como este que estamos vivenciando”, explica o deputado.
“Uma medida justa e necessária para minimizar o contágio desses profissionais e evitar casos semelhantes ao do estado de São Paulo, que contabiliza mais de 600 profissionais de saúde afastados por complicações adquiridas durante o trabalho no combate à pandemia”, observa Zacharias Calil.