A partir de 1º de julho, próxima quarta-feira, produtores rurais que solicitarem cobertura do seguro rural por perdas na lavoura precisarão apresentar fotos georreferenciadas durante as vistorias. Ou seja, a partir desta semana, as imagens precisarão conter informações de localização via GPS, garantindo que os registros foram feitos exatamente na área afetada.

A exigência faz parte de um pacote de mudanças aprovado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para fortalecer os mecanismos de fiscalização do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária, o Proagro.

Conforme o Banco Central, a iniciativa busca aumentar a confiabilidade na comprovação dos prejuízos e reduzir possíveis irregularidades. O uso desse tipo de registro fotográfico já vinha sendo incentivado desde as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, em 2024.

Outra alteração será o desconto da produção obtida no valor das indenizações, em caso de perdas graves. Segundo o BC, o reforço nos controles pretende aprimorar a saúde financeira do Proagro, principal programa público de seguro rural do país.

Leia também: Goiás deve liderar produção de sorgo pelo oitavo ano consecutivo, com alta de 40,3% na safra

Além do reforço na fiscalização, o CMN também revisou os custos do Proagro. Com a redução do perfil de risco identificada pelo monitoramento contínuo do programa, foram ajustadas as alíquotas de equilíbrio e as taxas adicionais cobradas dos produtores, o que deverá reduzir o custo médio do seguro para a maioria dos beneficiários.

*Com informações da Agência Brasil