A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que a conclusão do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE) está próxima. Ursula também afirmou que já chegou à América Latina para uma reunião de cúpula crucial no Uruguai.

“Pousamos na América Latina. A linha de chegada do acordo UE-Mercosul está à vista. Vamos trabalhar, vamos atravessá-la. Temos a oportunidade de criar um mercado de 700 milhões de pessoas”, disse a presidente da Comissão Europeia no X (antigo Twitter).

Países do Mercosul organizam, nesta quinta e sexta, um encontro de cúpula em Montevidéu, no Uruguai. A vinda de Ursula à América do Sul é vista como um sinal de que o acordo comercial está próximo de ser concretizado.

Um acordo entre os 27 países da União Europeia e os membros fundadores do Mercado Comum do Sul — Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai — criaria a maior zona de livre comércio do mundo.

A princípio, as negociações estavam paralisadas após um acordo de princípio ser alcançado em 2019. As tratativas foram retomadas nos últimos meses a pedido da Comissão Europeia, que determina a política comercial do bloco europeu.

Na contramão, o presidente da França, Emmanuel Macron, classificou o acordo como “inaceitável em seu estado atual”. “Continuaremos a defender incansavelmente nossa soberania agrícola”, acrescentou a presidência francesa em uma publicação no X.

Especificamente na França, o setor agrícola representa forte oposição ao acordo. Isso fez com que o governo francês recorresse a Polônia para ter apoio contra as tratativas. A Itália ainda pode seguir a posição dos dois países.

O porta-voz da Comissão para Assuntos Comerciais da UE, Olof Gill, afirmou que processo de ratificação de todo o acordo do lado europeu ainda não havia sido definido. “Qualquer acordo comercial deve ser ratificado, mas existem diferentes opções quanto ao tipo de processo de ratificação. Existem precedentes de diferentes tipos de acordos”, disse.

Leia também

Após 25 anos de negociações, acordo entre Mercosul e União Europeia está próximo