A Prefeitura de Goiânia marcou para sexta-feira, 5, o processo de licitação para contratação da gestão de resíduos da capital. A licitação foi convocada a partir de uma recomendação do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO).

O edital está marcado para as 9 horas e deve atender ao Marco Legal do Saneamento Básico. A Seinfra é o órgão municipal que detém atribuição legal para realizar a gestão pública e ambiental dos resíduos sólidos urbanos em Goiânia.

O edital prevê a licitação em dois lotes, com vigência de 24 meses. O primeiro trata da varrição mecanizada – novidade na capital, que contará com 24 caminhões, coleta convencional de resíduos sólidos urbanos, coleta seletiva de materiais recicláveis e de bens inservíveis e remoção de entulhos. O custo mensal desse lote é previsto em R$ 21,7 milhões – ou R$ 520,9 milhões ao final dos dois anos do contrato.

O segundo lote é para a gestão do aterro sanitário, que inclui serviços operacionais, tratamento ambiental dos resíduos sólidos; trituração dos resíduos de poda e massa verde e seu reaproveitamento como adubo; trituração e britagem de resíduos da construção civil e seu reaproveito em obras da Prefeitura.

A estimativa é de que sejam recolhidos, mensalmente, cerca de 90 toneladas de lixo, 20 mil toneladas de resíduos da construção civil e 2,3 mil toneladas de resíduos de poda. A previsão de custo desse lote é de cerca de R$ 4 milhões mensais ou de R$ 97,4 milhões em dois anos (pouco mais de R$ 48 milhões por ano).