Prefeitura de Matrinchã inaugura a Biblioteca Jornalista Hélio Rocha
29 novembro 2024 às 15h00
COMPARTILHAR
A Prefeitura de Matrinchã, a 250 quilômetros de Goiânia, inaugura na tarde desta sexta-feira, 29, a Biblioteca Jornalista Hélio Rocha. O local terá parte do acervo do jornalista que morreu em março deste ano, aos 83 anos.
A inauguração começará com um batismo do local, marcado para às 16h na Escola Municipal Alice Camelo de Azevedo. Após isso, às 17h, será realizado a 9ª edição do Projeto Leitura na Praça, com um especial para Monteiro Lobato.
Hélio Rocha nasceu em Corumbá de Goiás em 14 de agosto de 1940. Ele fundou e foi o primeiro titular da Cadeira 32 na Academia Goianiense de Letras. Hélio foi autor de várias obras, incluindo “Os Inquilinos da Casa Verde – Governos de Goiás de Pedro Ludovico a Maguito Vilela” (1998) e “JK para a Juventude” (2002).
De acordo com a prefeitura de Matrinchã, a inauguração se trata de um esforço para a educação. “Nosso objetivo é disseminar a cultura da leitura e da escrita no município. Queremos transpor os muros das escolas e trazer a leitura para toda a população. Projetos como varal de livros, árvore literária, geladeira literária, apresentação de teatro e cinema são essenciais para isso”, explicou uma interlocutora da Prefeitura do Município.
“Demos o nome da biblioteca de Hélio Rocha pro conta de toda a ajuda que a família Rocha deu para a os projetos e para a Prefeitura. O Hélio foi um dos maiores jornalistas de Goiás e sua família nos doou parte de seu acervo literário. Essa é uma forma de homenageá-lo e agradecê-lo por tudo que ele fez por nós”, completou.
Leia também:
Morre o jornalista Helio Rocha, ex-editor de O Popular e ex-colunista do Jornal Opção