O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acompanhou o candidato à prefeitura de Goiânia, Fred Rodrigues (PL), durante a votação na manhã deste domingo, 27. Durante coletiva de imprensa, Bolsonaro comentou o crescimento do PL em Goiás e no Brasil nas eleições municipais deste ano.

“O PL cresceu no Brasil todo. Estamos disputando a final [segundo turno] em nove capitais e Goiânia foi a mais próximo. Cheguei ao Fred por meio do Gayer e o escolhi. Falei para o Gayer que ele é mais útil para o Brasil dentro do Congresso e, a partir disso, saio o nome do vice e acreditamos que ele [Fred] tem capacidade para fazer uma boa administração”, afirmou Bolsonaro.

O PL disputa o segundo turno nas três maiores cidades de Goiás: Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. Neste ano, o número de prefeituras conquistas pela legenda em Goiás subiu para 28, ante 13 nas eleições municipais de 2020.

A direita no Estado, no entanto, passa por uma espécie de “racha”, já que nas grandes cidades tanto Bolsonaro quando o governador Ronaldo Caiado (UB) escolheram candidatos opostos para apoiar no pleito. Em Goiânia, por exemplo, Caiado apoia o candidato Sandro Mabel (UB).

Bolsonaro, no entanto, nega que teve racha no campo ideológico e não descartou se reaproximar de Caiado após o pleito. “Não tem racha. Tem municípios que tem partidos ideologicamente parecidos. A direita tem pessoas conscientes, que sabem o que está em jogo. Falaram que o Pablo Marçal havia rachado a direita, o que não aconteceu”, disse.

“Durante a pandemia o Caiado rompeu comigo em quatro ocasiões. O respeito, entendo sua estratégia e ele entende que Goiânia é vital para sua vida política. Se ele perde aqui ele perde uma força política muito grande”, completou.

Leia também

Acompanhado de Bolsonaro, Fred Rodrigues vota em Goiânia