Petistas tentam convencer Dilma a se candidatar ao governo do Rio Grande do Sul
21 fevereiro 2017 às 15h42
COMPARTILHAR
Aliados avaliam que ex-presidente pode superar desgaste, diz nota na Coluna Estadão
O Estadão registra, nesta terça-feira (21/2), que petistas tentam convencer a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) a disputar o governo do Rio Grande do Sul em 2018.
Com a popularidade do atual governador, José Ivo Sartori (PMDB), no chão, aliados avaliam que a petista poderia retomar o comando do estado. Em 2014, o ex-governador Tarso Genro, do PT, foi derrotado à reeleição.
O candidato do PT à prefeitura de Porto Alegre em 2016, Raul Pont, ficou em terceiro lugar no pleito.
Apesar de ter sido destituída da Presidência em agosto do ano passado, em votação separada o Senado Federal decidiu manter os direitos políticos de Dilma que, portanto, está apta a ocupar cargos públicos. A ex-presidente disputou apenas duas eleições, em 2010 e 2014, tendo sido eleita nas duas oportunidades.
Em recente entrevista, a petista reconheceu a possibilidade de disputar nova eleição. “Eu não serei candidata a presidente da República, se é essa sua pergunta. Agora, atividade política, nunca vou deixar de fazer (…) Eu não afasto a possibilidade de me candidatar para esse tipo de cargo: senadora, deputada, esses cargos”, declarou