Uma nova pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 30, pelo instituto Meio/Ideia revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) permanecem tecnicamente empatados tanto na simulação de primeiro quanto na de segundo turno da corrida presidencial. No cenário estimulado de 1º turno, Lula soma 39,4% das intenções de voto, enquanto Flávio marca 38,4%. A distância de um ponto percentual está dentro da margem de erro de 2,2 pontos, para mais ou para menos, o que configura empate técnico entre os dois.

Na sequência, Augusto Cury (Avante) ocupa a terceira posição, com 6,7%, seguido por Renan Santos (Missão), que registra 4,5%, e Ronaldo Caiado (PSD), com 4,4%. Logo depois aparece Romeu Zema (Novo), com 3,5%. Samara Martins (UP) pontua 0,4%, enquanto Clariana Barão (DC) e Hertz Dias (PSTU) somam 0,3% cada. Já Veterinário Wilson Grassi (Democrata), Leonardo Avalanche (PRTB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Edmilson Costa (PCB) marcaram 0,1% cada um. Brancos e nulos representam 0,7%, e 1,5% dos entrevistados não souberam responder.

Primeiro turno

  • Lula (PT): 39,4%
  • Flávio Bolsonaro (PL): 38,4%
  • Augusto Cury (Avante): 6,7%
  • Renan Santos (Missão): 4,5%
  • Ronaldo Caiado (PSD): 4,4%
  • Romeu Zema (Novo): 3,5%
  • Samara Martins (UP): 0,4%
  • Clariana Barão (DC): 0,3%
  • Hertz Dias (PSTU): 0,3%
  • Veterinário Wilson Grassi (Democrata), Leonardo Avalanche (PRTB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Edmilson Costa (PCB): 0,1% cada
  • Branco/nulo: 0,7%
  • Não sabe: 1,5%

Segundo turno

Quando o instituto simulou um confronto direto entre Lula e Flávio, o presidente aparece com 48,5% das intenções de voto, contra 48% do senador. Brancos e nulos somam 2,1%, e 1,5% não soube responder. Além disso, a pesquisa testou outros quatro cenários de segundo turno. 

Contra Augusto Cury, Lula tem 48%, ante 44% do adversário, com 5% de brancos e nulos e 3,1% de indecisos. Já em uma disputa com Ronaldo Caiado, o petista marca 48,5%, enquanto o pesssedista registra 44,6%, com 3,1% de brancos e nulos e 3,9% de indecisos. No duelo com Renan Santos, Lula soma 48%, contra 41,3% do oponente, com 8% de brancos e nulos e 2,8% de indecisos. Já diante de Romeu Zema, o presidente alcança 48,5%, e o novista, 44%, com 5% de brancos e nulos e 2,6% de indecisos.

  • Lula x Flávio Bolsonaro: Lula (PT) 48,5% x Flávio Bolsonaro (PL) 48% 

Branco/nulo: 2,1% 

Não sabe: 1,5%

  • Lula x Augusto Cury: Lula (PT) 48% x Augusto Cury (Avante) 44% 

Branco/nulo: 5%

Não sabe: 3,1%

  • Lula x Ronaldo Caiado: Lula (PT) 48,5% x Ronaldo Caiado (PSD) 44,6%

Branco/nulo: 3,1%

Não sabe: 3,9%

  • Lula x Renan Santos: Lula (PT) 48% x Renan Santos (Missão) 41,3%

Branco/nulo: 8%

Não sabe: 2,8%

  • Lula x Romeu Zema: Lula (PT) 48,5% x Romeu Zema (Novo) 44%

Branco/nulo: 5%

Não sabe: 2,6%

Espontânea e avaliação de governo

No levantamento espontâneo, quando o entrevistado cita o nome sem ter acesso à lista, Lula e Flávio também aparecem tecnicamente empatados: o presidente soma 31,5%, e o senador, 30,5%. Cury registra 4%, Zema, 3,5%, Caiado, 3,1%, e Renan, 1,7%. Os demais candidatos ficam abaixo de 1% cada. 

O percentual de eleitores que não sabem em quem votar caiu para 17,5%, ante 26% na rodada anterior. Brancos, nulos e os que dizem não votar em ninguém somam 7,5%.

A aprovação do trabalho de Lula aparece dividida: 49% aprovam a maneira como o presidente desempenha suas funções, e outros 49% desaprovam. Na avaliação geral do governo, 14% consideram a gestão ótima, e 21,3%, boa. Outros 21% a classificam como regular, 12% como ruim e 29% como péssima. Não souberam responder 2,9%.

Sobre a pesquisa

O levantamento foi realizado entre os dias 25 e 28 de setembro, com 2 mil entrevistados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. 

Foram entrevistados por telefone 2.000 eleitores com 16 anos ou mais de todo o país. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-08706/2026.

Leia também:

Inadimplência sobe 4,73% em Goiás; juros altos e bets pesam no orçamento, diz presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas

CEI dos Fios Soltos pode pedir indiciamento de presidente da Equatorial Goiás em relatório final