No fim de seu mandato como presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) adiou o anúncio de quem apoiará para sua sucessão na Casa, que estava marcado para este fim de semana. Agora, Lira deve se encontrar com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para discutir sobre o tema.

Lira afirmou que deveria apontar seu candidato a sucessor até o fim de agosto. Com isso, o prazo se esgotou no último sábado, 31.

O presidente da Casa disse a aliados que deve fazer o anúncio nos próximos dias. Lira tinha um encontro marcado com Bolsonaro neste domingo, 1º, para que o parlamentar levasse o panorama atual das pré-candidaturas.

Publicamente, Lira afirmou que quer lançar um deputado que consolide apoio do PL de Bolsonaro ao PT de Lula, que compõe as duas maiores bancadas na Câmara. A eleição para a presidência da Casa deve acontecer em fevereiro.

À CNN Brasil, Lira afirmou que queria definir seu candidato em agosto para que o tema fosse amadurecido de forma “tranquila”. O presidente da Casa também indicou que o prazo permitiria eventuais “ajustes” e “correções”.

Como não pode se reeleger, Lira quer transferir seu capital político a um nome de sua escolha. Porém, ainda não há consenso em torno de nenhum dos aspirantes ao comando da Câmara.

Entre os principais aspirantes estão Antonio Brito (PSD-BA), Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), além do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira (SP).

Leia também

Está claro que o Congresso Nacional não representa a sociedade, apenas a si próprio