Pela primeira vez, uma mulher assume a segurança direta do presidente do TJGO

18 fevereiro 2025 às 10h57

COMPARTILHAR
A segurança aproximada do chefe do Poder Judiciário estadual, desembargador Leandro Crispim, vai ser comandada pela 1ª tenente Ediane Nunes Macedo. É a primeira vez que uma policial militar feminina desempenha a função ao assumir o cargo de Ajudante de Ordens da Presidência.
LEIA TAMBÉM
Com entrada de Giuliano de Eustáquio na corregedoria, cúpula da Comurg possui cinco coroneis
TRE-GO e TJGO assinam Termo de Cooperação para a Segurança Institucional
De acordo com o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), o Gabinete Militar do Poder Judiciário goiano tem atualmente maioria feminina entre seus oficiais, um avanço raro na segurança pública. Para o presidente do órgão, a mudança representa um passo para a equidade de gênero na instituição.
“É importante citar que temos hoje uma policial militar feminina como Ajudante de Ordens da Presidência. Ela é a primeira a exercer essa função de coordenar e chefiar a segurança aproximada do chefe do Poder Judiciário. A predominância feminina no Gabinete Militar é um avanço na representatividade dentro da segurança pública”, destacou o desembargador.
Quebra de paradigmas
Com mais de 20 anos de experiência na Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), a 1ª tenente assume o desafio de liderar a segurança da Presidência do TJGO – antes representada majoritariamente por homens.
“Me sinto honrada, tenho plena noção da grandeza dessa responsabilidade, mas sei que sou capaz, como qualquer outra mulher é, desde que devidamente preparada e comprometida com tamanha missão”, afirmou.
“Agradecemos imensamente o reconhecimento e o espaço concedido pelo Tribunal para destacar a atuação das oficiais que integram, em maioria, o corpo técnico do Gabinete Militar. Essa configuração reflete a confiança da nova gestão na nossa qualificação e competência”, declarou a subchefe do Gabinete Militar do TJGO, major Landim.
Gabinete Militar
O Gabinete Militar atua diretamente na segurança de magistrados, servidores e cidadãos que transitam no TJGO, prevenindo ameaças e implementando medidas de segurança com tecnologia e equipes altamente treinadas.
O chefe do Gabinete Militar, tenente-coronel Dallbian, enfatizou que a qualificação da equipe e a sinergia com a gestão judicial são fundamentais para garantir a segurança nas unidades judiciárias.
“A sintonia entre o chefe do Poder Judiciário e a expertise em segurança promete elevar ainda mais os padrões de proteção no TJGO, assegurando que a Justiça goiana atue com segurança na prestação de serviços para todos os cidadãos”, concluiu.