Os pagamentos por aproximação tem conquistado a preferência da população por conta à facilidade e rapidez. O método permite que transações sejam concluídas sem a inserção do cartão ou sequer a senha, tornando tudo mais rápido. Porém, esse tipo de pagamento pode ser mais suscetível a fraudes.

Pagar por aproximação pode fazer com que golpistas tentem manipular as maquinas de pagamento, de forma que intercepte os sinais dos cartões. É possível, por exemplo, que pessoas mal intencionadas utilizem de leitores falsos, que capturam as informações dos cartões, desviam dados e os clone.

Para se prevenir, usuários de cartões devem tomar medidas que aumente a segurança de pagamentos do tipo. Medidas como configurar alertas para transações feitas por cartão e proteções que bloqueiem leituras não autorizadas são essenciais. Além disso, é necessário comunicar o banco de forma imediata caso ser perceba transações desconhecidas.

Além do cliente, empresas também devem garantir que seus sistemas de pagamento estejam protegidos. Manutenções regulares de maquininhas, formação de funcionários para identificar atividades suspeitas e atualizações de segurança são essenciais para isso.

Leia também

Brasil realiza primeira transferência com Drex; entenda o que é a moeda