Orgãos públicos, instituições e empresas deverão criar plano de contenção do coronavírus 

Estratégia consiste em capacitar trabalhadores para uso adequado de máscaras e demais equipamento de proteção, higienização e descarte adequado dos materiais utilizados

Foto: Reprodução/Internet

A Superintendência Regional do Trabalho em Goiás (SRTB-GO) emitiu uma notificação a diversos órgãos, instituições e empresas para que se crie e implante o Plano de Contingência Preventivo, em decorrência do risco global de contaminação do coronavírus.

Diante dos alertas emitidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a auditoria fiscal do trabalho, responsável pela fiscalização da saúde e segurança do trabalhador, tem intensificado as verificações dos ambientes de trabalho com o objetivo de eliminar ou reduzir a exposição a riscos ou perigos ocupacionais que possam causar doenças, incapacidades ou mortes.

Os profissionais devem identificar os perigos ocupacionais existentes no meio ambiente de trabalho, bem como os fatores de potencialização de acidentes. Quando constatadas ameaças aos trabalhadores devem então aplicar as medidas de precaução necessárias.

Na notificação, há um prazo para apresentação do Plano, que consiste em capacitar os trabalhadores para o uso adequado de máscaras e demais equipamento de proteção, higienização e descarte adequado dos materiais utilizados.

Para a  coordenadora da ação fiscal, Jacqueline Ramos Silva Carrijo, o importante é capacitar os trabalhadores para se protegerem de infecções por vírus e que os mesmos possam disseminar as informações certas com referência as medidas que devem ser adotadas. Jacqueline afirmou ainda que o não cumprimento da notificação poderá gerar aplicação de penalidades, com imposição de multas.

A recomendação técnica que está sendo encaminhada, em conjunto com o Termo de Notificação, para os órgãos, instituições, sindicatos e empresas visam a adoção de medidas preventivas visa não só para o coronavírus, mas também para Hepatite A, Gastroenterites, Rotavírus, Shigella e Salmonella, Escabiose, bronquiolite, gripe, Varicela (catapora), conjuntivite, entre outras doenças.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.