Contrato da Prefeitura com a empresa de saneamento prevê investimentos de 3,5 bi em 30 anos; metade deve ser investido nos 10 primeiros anos

Evento de assinatura de contrato entre a prefeitura de Goiânia e a Saneago | Foto: Fernando Leite / Jornal Opção

“Hoje o prefeito Iris Rezende salvou a Saneago”, disse o governador Ronaldo Caiado (DEM) durante cerimônia de assinatura do contrato entre o Município de Goiânia e a empresa de saneamento de Goiás na tarde desta terça-feira, 17, no Paço Municipal.

O contrato prevê a prestação de serviços de água e esgotamento sanitário na capital pelos próximos 30 anos. Além de  estabelecer que o volume de investimentos deve obrigatoriamente alcançar, no mínimo, R$ 3,5 bilhões nos 30 anos. Metade deste valor deve ser investido nos próximos 10 anos.

Caiado salientou que o contrato coloca a Saneago como uma das empresas de saneamento mais importantes do país. “Iris não assinou um simples contrato. Dá à empresa um status diferente, ela vira uma referência nacional”, reforça.

Celg

Mantendo o tom de crítica a distribuição de energia prestado pela Enel, o governador disse que a forma do governo passado era “dilapidar e entregar a qualquer custo” e que a intenção seria fazer o mesmo com a Saneago.  No entanto, a assinatura de contrato com Goiânia eleva a empresa.

Ele reforçou a crítica salientando que é preciso ter contrapartida social e que considera concorrência desleal uma empresa como a Celg não ter obrigação de levar energia aos lugares mais difíceis e pobres do Estado. “Sinto falta da Celg para levar energia para os lugares mais distantes de Goiás”, bradou.

O contrato define, também, que a regulação, controle e a fiscalização dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário prestados no município serão realizados pela Agência de Regulação Municipal (ARM), de acordo com lei.

Prefeitura 

O prefeito Iris Rezende (MDB) afirmou que pediu aos técnicos da prefeitura e da ARG para definir o que era melhor a ser feito com a proximidade do fim do contrato do município com a Saneago.

Segundo ele, o resultado indicou a renovação de contrato. Assim, aguardou o resultado das eleições de 2018 e entrou em contato com o governador.

“Emociono-me toda vez que participo da resolução de um problema. Hoje não é diferente. O fim do contrato me preocupava. O Governo do Estado e a Prefeitura podem realizar 20 ou 30 vezes mais juntos”, celebrou o alcaide.