Novo exame médico descobre segundo coração e gêmeas siamesas compartilham somente o fígado

Crianças seguem internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal no Hospital Materno Infantil (HMI) e estado de saúde continua grave, porém estável

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

Novo exame médico realizado nesta sexta-feira (12/12) descobre segundo coração e gêmeas siamesas compartilham somente o fígado. A informação foi confirmada ao Jornal Opção Online pelo cirurgião pediátrico Zacharias Calil, especialista em casos de gêmeos siameses e que está cuidado das recém-nascidas Anny Garielly e Anny Beattriz  que seguem internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Materno Infantil (HMI), no Setor Coimbra, em Goiânia.

Ainda de acordo com o médico, a descoberta só foi possível com a realização do exame ecocardiograma — que é um método de diagnóstico da estrutura e do funcionamento do coração baseados no uso de ultrassom. “Foi uma boa notícia, pois significa a possibilidade de separação das gêmeas. Descobrimos também que o coraçãozinho das duas estão bastante próximos”, comentou.

Uma delas respira normalmente, enquanto a outra segue respirando com auxílio de oxigênio suplementar. Segundo o HMI, as crianças nasceram com 37 semanas e são unidas pelo tórax e abdômen, compartilhando somente o fígado.

Na semana que vem o cirurgião pediátrico Zacharias Calil realizará uma angiotomagrafica — exame feito com os mais avançados e modernos tomógrafos, permitindo a visualização tridimensional do coração, das suas estruturas e das artérias coronárias de forma não invasiva.

As meninas são filhas de Jeiel dos Santos, de 25 anos, e Iara Pereira Dourado, de 24. O casal é da Bahia e veio para Goiás em busca do tratamento. “Estamos na casa da minha irmã. Viemos somente por causa de minhas filhas”, explicou o pai.

Nesta sexta-feira, foi iniciada também a alimentação das crianças com leite materno por meio de sonda. O estado de saúde da mãe das gêmeas, Iara Pereira, é considerado bom. A paciente terá alta ainda nesta sexta-feira.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.