Municípios devem realizar força-tarefa no final de semana para atualizar dados da vacinação

Em reunião on-line realizada na manhã desta quinta-feira, 8, governador Ronaldo Caiado (DEM) e secretário de Saúde alertaram para os riscos que o não registro das vacinas aplicadas podem acarretar para o estado

| Foto: Divulgação

Uma força-tarefa das secretarias municipais de Saúde deverá ser realizada neste final de semana para atualizar os dados relacionados à aplicação de vacinas nas cidades goianas. O estado, que recebeu 11% das doses distribuídas pelo Ministério da Saúde, aparece no ranking com apenas 6,8% da população goiana vacinada.

De acordo com a superintendente de Vigilância Sanitária, Flúvia Amorim, Goiás tem hoje 61% de doses de vacinas recebidas que não foram registradas. “Isso nos causa um grande problema porque dose não registrada é dose não aplicada”, explica.

O secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, alertou para os riscos que o não registro pode acarretar para o estado. “O Ministério de Saúde tem nos questionado sobre isso e percebemos que alguns municípios não estão atualizando os dados. Corre o risco do ministério mudar o critério de distribuição das vacinas levando em consideração o estoque do imunizante, por isso é importante a atualização desses dados. Isso é desastroso, é péssimo para todos nós. Não vamos deixar a atualização desses dados passar de um dia para o outro”.

Ismael convocou ainda os municípios a realizarem força-tarefa no final de semana para atualizar os dados defasado “Vamos utilizar esse final de semana para chegarmos na segunda-feira com outro cenário, com Goiás em outro patamar”.

Ainda segundo Flúvia, a sistema do Ministério da Saúde está em funcionamento pleno e os municípios não deverão ter dificuldade na atualização dos dados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.