Morto há 20 anos, ilustrador Octo Marques será homenageado em recital

Nascido na antiga capital do estado, artista será lembrado nos Recitais Vilaboenses, na próxima sexta-feira (30)

Pintura a óleo de Octo Marques mostra cidade de Goiás | Reprodução

Pintura a óleo de Octo Marques mostra cidade de Goiás | Reprodução

A cidade de Goiás ganha mais uma edição dos Recitais Vilaboenses, no Palácio Conde dos Arcos, na próxima sexta-feira (30). A quarta edição do evento vai homenagear o ilustrador, gravador e ceramista Octo Marques, que nasceu na antiga Vila Boa, em 1916. A entrada é franca e o evento começa às 20h.

O recital será executado por um Trio de Câmara, com canto, clarineta e piano, com os músicos Consuelo Quirenze, Johson Machado e Mábia Felipe. No programa, o trio executa obras de Franz Schubert, Carlos Guastavino, Fernando Cupertino e Joaquim Edson de Camargo.

Consuelo é pianista, mestre em Música e coordenadora do Curso de Música da Universidade Federal de Goiás. Johnson é doutor em Música pela Universidade do Kansas (EUA) e integrante do Assum Trio/UFG. Mábia é especialista em performance vocal e mestre em Música pela UFG.

Os Recitais Vilaboenses são realizados pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) em parceria com a Escola de Música da UFG, na última sexta-feira de cada mês. Goiandira Couto e Reginaldo Saddi já foram homenageados.

Trio vai homenagear Octo Marques, nascido na cidade de Goiás | Divulgação

Consuelo, Johson e Mábia homenageiam Octo Marques | Divulgação

Autodidata

Octo Marques foi ilustrador, gravador e ceramista autodidata desde a infância. Nasceu em 1916, na cidade de Goiás, onde morreu em 1988.

Ele também viveu um tempo entre Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia. Seus trabalhos seguem o estilo primitivista em telas, aquarelas e desenhos em bico de pena, que retratam prédios históricos, paisagens e ex-votos da Igreja do Divino Pai Eterno, de Trindade, com ingenuidade e pureza nos traços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.