Ministro da Cultura participa de comemoração dos 15 anos de Goiás como Patrimônio Mundial

Atividades serão realizadas de 15 a 18 de dezembro e incluem apresentações musicais, inaugurações de obras e rodas de conversa

Roberto Freire, ministro da Justiça | Foto: Lula Marques/AGPT

Roberto Freire, ministro da Justiça | Foto: Lula Marques/AGPT

O ministro da Cultura, Roberto Freire (PPS); o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB); a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, participam das festividades em comemoração aos 15 anos do reconhecimento do título de Patrimônio Mundial da Cidade de Goiás.

As atividades, que incluem apresentações musicais, inaugurações de obras e rodas de conversa, começam na quinta-feira (15/12), e vão até domingo (18).

Para o superintendente de Cultura da Seduce, Nasr Chaul, a data tem um significado expressivo para o povo goiano e, por isso, merece ser celebrada.

“Essa comemoração é importante porque Goiás é a única cidade no Estado que tem esse título de nível mundial, que premia a manutenção das tradições, cultura, natureza e arquitetura ao longo dos séculos”, comenta.

Ele também destaca que o governo de Goiás tem feito um extenso trabalho, por meio de várias secretarias, para a manutenção e valorização da antiga capital do Estado, com obras de saneamento, iluminação e ações culturais.

Uma delas é o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) que reúne cineastas e ambientalistas do mundo inteiro e este ano chegou a sua 18ª edição.

Programação

Na quinta-feira (15), a programação começa às 6h30, com a alvorada da Banda de Música do 6° Batalhão de Polícia Militar, na Praça do Coreto, e a tradicional badalada dos sinos das igrejas. Mais tarde, às 18 horas, a Orquestra Filarmônica de Goiás faz uma apresentação especial na Matriz de Sant’Ana.

Às 19h30 ocorre o descerramento da placa “Goiás, Patrimônio Mundial” na Praça do Coreto. Em seguida, a inauguração da obra de revitalização do Mercado Municipal de Goiás acompanhada da assinatura da ordem de serviço para aquisição do Kit Cultural do Mercado Municipal. Também haverá a assinatura do decreto de criação da Unidade de Conservação Municipal no Largo da Carioca.

A abertura oficial das festividades será realizada às 21 horas, com a exposição “Dossiê Cidade de Goiás à Unesco”. O evento será no Palácio Conde dos Arcos. Todas as ações são promovidas pela Prefeitura Municipal e parceiros, como o Instituto do Patrimônio Histórico de Artístico (Iphan) e o Governo de Goiás, por meio da Seduce.

Na sexta-feira (16), Nasr Chaul participa da roda de memória Do Dossiê ao Título, com Marco Antônio Galvão, Salma Saddi e Cristina Portugal. Na ocasião, o superintendente de Cultura, que é historiador, conta como foi o processo de reconhecimento do título, da defesa em Paris (França) à entrega do título em Helsinque (Finlândia). Logo depois será lançado o tema do Fica 2017: 15 anos de Patrimônio Mundial, no Palácio Conde dos Arcos.

No sábado, às 17 horas, ocorre o I Festival de Sabores do Mercado Municipal de Goiás com direito a apresentação musical. Toda a programação do aniversário é gratuita e aberta ao público.

capa-cidade-goias

Serviço

Aniversário de 15 anos de Patrimônio Mundial da Cidade de Goiás

Dia 15/12 (quinta-feira)

6h30 – Alvorada com a Banda de Música do 6° Batalhão de Polícia Militar
6h30 – Badaladas de Sinos das Igrejas
7 horas – Café da Manhã com a Banda de Música do 6° Batalhão de Polícia Militar
Local: Praça Dr. Tasso de Camargo – Coreto
18 horas – Apresentação da Orquestra Filarmônica do Estado de Goiás
Local: Matriz de Sant’Ana
19h30 – Descerramento da placa “Goiás Patrimônio Mundial”
Local: Praça Dr. Tasso de Camargo – Coreto
20 horas – Inauguração da obra de Revitalização do Mercado Municipal de Goiás
– Sabores de Goiás: Uma viagem pela gastronomia de Vila Boa.
Apresentações Culturais
Assinatura de Atos:
– Ordem de Serviço para Aquisição do Kit Cultural do Mercado Municipal
– Assinatura do Decreto de Criação da Unidade de Conservação Municipal no Largo da Carioca
Local: Mercado Municipal de Goiás
21 horas – Abertura Oficial com Exposição “Dossiê Cidade de Goiás à UNESCO”
21h30 – Coquetel
Local: Palácio Conde dos Arcos

Dia 16/12 (sexta-feira)

Roda de Memória

10 horas – Homenagens à Susanna Sampaio, Paulo Bertran e Brasilete Ramos Caiado
– Vídeo do MIS
11 horas – Roda de Conversa: “Do Dossiê ao Título” com Marco Antônio Galvão, Salma Saddi, Cristina Portugal e Nasr Chaul
– Exibição dos vídeos: Curta Metragem de Rosa Berardo “Goiás, Sempre No Coração”
– Lançamento do tema: 15 ANOS DE PATRIMÔNIO MUNDIAL para o FICA 2017
Local: Palácio Conde dos Arcos

Dia 17/12 (sábado)

17 horas – I Festival de Sabores do Mercado Municipal de Goiás
Show Musical
Local: Mercado Municipal

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.